Administração dos Estaleiros de Viana e grupo Martifer reúnem-se na próxima semana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 25 out (Lusa) - A administração do Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai reunir-se na próxima semana com os representantes da Martifer para abordar o acordo da subconcessão, disse hoje à Lusa fonte da empresa pública.

O encontro servirá para acertar detalhes deste processo, explicou a mesma fonte, e surge depois de o conselho de administração dos ENVC ter decidido, a 18 de outubro, subconcessionar ao grupo português Martifer os terrenos, infraestruturas e equipamentos da empresa.

A data desta reunião ainda não está fechada, mas esta terá lugar na próxima semana, indicou a mesma fonte.

O grupo português, que detém os estaleiros navais Navalria, vai pagar 415 mil euros por ano por esta subconcessão, que vigorará até 31 de março de 2031. Neste processo, contudo, não é conhecido o número de trabalhadores a recrutar pelo subconcessionário entre os 620 atualmente ao serviço nos ENVC.

Há precisamente uma semana, fonte do grupo Martifer tinha admitido à Lusa que aguardava indicações do Governo para "iniciar o processo de negociação" com vista à assinatura do contrato de subconcessão.

A administração da Martifer insistia, por isso, que só depois da conclusão desta negociação é que se vai pronunciar sobre o projeto futuro para os estaleiros, que deverá passar, conforme previsto no caderno de encargos do concurso, pela construção e reparação naval.

A proposta do grupo português foi a única analisada pelo júri, após exclusão de um investidor russo, por incumprimento dos requisitos do concurso.

Esta foi a solução definida pelo Governo português depois de encerrado o processo de reprivatização dos ENVC, devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa entre 2006 e 2011, não declaradas à Comissão Europeia, no valor de 181 milhões de euros.

PYJ // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.