"Não mudei as minhas conversas, todos ouvem o mesmo" -- Angela Merkel

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 25 out (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, assegurou, esta noite, que não alterou o seu comportamento quando conversa ao telefone com outros líderes, após as alegações de que terá sido alvo de escutas por parte dos serviços secretos norte-americanos.

"Não mudei o meu comportamento na hora de me comunicar e tenho uma lógica consistente nas minhas conversas. Qualquer um que fale comigo ouvirá sempre o mesmo", disse Merkel, na conferência de imprensa, no final do primeiro dia do Conselho Europeu, em Bruxelas.

Ao ser questionada se espera por um pedido de desculpas por parte dos Estados Unidos, a chanceler disse que o mais importante agora é que se crie de novo "uma base para o futuro" entre ambos os líderes, dado que a confiança foi abalada, algo que os 28 também sublinharam com "preocupação".

Apesar disso, realçou, "todos sabemos que temos muitos desafios juntos no mundo, os quais só poderemos enfrentar com os olhos postos no futuro", o que, por outro lado, só se poderá fazer "com mudanças reais e não com palavras" por parte de Washington.

Angela Merkel não quis, no entanto, comentar a conversa com o Presidente norte-americano, Barack Obama, a propósito da alegada espionagem ao seu telemóvel.

O presidente do Conselho Europeu revelou, esta noite, que a França e a Alemanha vão realizar conversações bilaterais com os Estados Unidos sobre as relações entre serviços de informações e que deverão ser apresentadas conclusões até ao final do ano.

Herman van Rompuy, que adiantou que esta iniciativa da França e da Alemanha é aberta aos restantes países europeus, advertiu que "a cooperação entre os serviços de inteligência é vital no combate ao terrorismo, tanto na Europa como nos Estados Unidos", mas que "uma falha de confiança pode prejudicar" essa "necessária cooperação".

Antes do início do Conselho Europeu, a chanceler alemã e o presidente francês tiveram um encontro bilateral para discutir os casos de espionagem das autoridades norte-americanas.

Ao longo desta semana, Angela Merkel e François Hollande falaram telefonicamente com Barack Obama, depois de terem sido divulgadas notícias sobre alegadas escutas ao telefone da líder alemã e a milhões de chamadas de números franceses.

Os dois governantes teceram ainda duras críticas a estes casos de espionagem entre "países amigos" e exigiram esclarecimentos de Washington.

DM (ATF/ACC) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.