Katty Xiomara e criadores moçambicanos marcaram segundo dia do Portugal Fashion

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 25 out (Lusa) - Moçambique esteve quinta-feira na Alfândega do Porto através das propostas que três criadores africanos trouxeram ao segundo dia do Portugal Fashion, onde os coordenados entre tons claros e as explosões de cor de Katty Xiomara encerraram a passerelle.

Com as propostas para a primavera/verão 2014, o 33.º Portugal Fashion, sob o tema "Abstrart", chegou hoje ao quartel-general no Porto, com uma passerelle e boca de cenas feitas com material reciclado, tendo tradicionais caixas de ovos espalmadas sido transformadas na cenografia perfeita para o evento de moda.

Os primeiros a estrear o palco principal foram os três designers moçambicanos Alexandre Tique Alexandre, Taússe Daniel e Telma Orlando, ação resultante de um intercâmbio entre o Moçambique Fashion Week e o Portugal Fashion.

À agência Lusa, Taússe Daniel, de 22 anos - que não só é criadora como serviu de modelo para apresentar uma das suas criações - sublinhou que foi muito "bem recebida" e garantiu que a estreia em Portugal foi uma "experiência inesquecível".

Sobre a coleção, Taússe apresenta "uma mulher que chega a um sítio e é imprópria, não passa despercebida, é indecente, glamorosa e poderosa", explicando à agência Lusa que, apesar de ter a maioria das suas clientes em Moçambique, já entrou no mercado da África do Sul e gostaria de chegar ao nosso país.

A responsabilidade de encerrar o segundo dia do Portugal Fashion coube a Katty Xiomara - que fez desfilar manequins com perucas loiras, todas iguais, e óculos quadrados - explicando à agência Lusa que "esta coleção acaba por ser a continuidade da de inverno", onde foram trabalhados os azulejos portugueses sob um ponto de vista bastante diferente.

"Fizemos diferentes painéis com estampados coloridos que dispõem tudo muito geometricamente, alguns azulejos completos, outros partidos que acabou por nos levar um bocadinho à escola Bauhaus", descreveu.

Sob o ponto de vista cromático, a estilista explica que "Sketchcolors" apresenta "uma suavidade de cores que vão explodindo".

"A coleção vai viajando, saltando com algumas explosões de cor. Começa em tons muito claros e acaba também em tons muito claros", conta, revelando que "a coleção está cheia de segredos".

Meam by Ricardo Preto apresentou na Alfândega do Porto - que, por duas vezes, teve um corte de energia deixando as estrelas de passerelle sem luz por momentos - a coleção completa de "Between", da qual já tinha levado 20 coordenados à Vienna Fashion Week, uma das paragens do roteiro internacional que o Portugal Fashion promoveu nos últimos dois meses.

"Abrimos um ponto de venda em Viena de Áustria. Isso acaba por te dar uma grande força. A receção foi muito boa. A sala estava cheia e a imprensa também fui muito generosa para connosco", revelou à agência Lusa.

Ricardo Preto fala de uma "mulher segura e divertida", considerando que esta "é mesmo uma coleção primavera/verão, bem-disposta, fácil de pôr, fluida".

Já Elisabeth Teixeira trouxe ao Portugal Fashion "Dévoiler", uma coleção para homem e mulher, marcadamente étnica, onde é feita uma reinterpretação romântica das novas tribos e o folclore na contemporaneidade.

A criadora apostou em tecidos com bastantes estampados, cores vivas e fortes, apresentando diferentes acessórios em ouro e muitas das manequins com pequenos elementos étnicos desenhados no corpo, como se de tatuagens se tratassem.

JF // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.