Braga sob 'Aviso Laranja' e outros 12 distritos com 'Aviso Amarelo' devido ao calor

Braga sob 'Aviso Laranja' e outros 12 distritos com 'Aviso Amarelo' devido ao calor
| Norte
Porto Canal com Lusa

O distrito de Braga está hoje sob 'Aviso Laranja', enquanto outros 12 estão sob 'Aviso Amarelo' devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o distrito de Braga está sob 'Aviso laranja' até às 21:00 de quinta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O 'Aviso Laranja', o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado.

O IPMA colocou também 12 distritos (Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro) e o arquipélago da Madeira sob 'Aviso Amarelo' até às 21:00 de quinta-feira devido ao calor.

O 'Aviso Amarelo' é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O instituto prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã, e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, com rajadas até 60 quilómetros por hora, em especial durante a tarde, e rodando temporariamente para sudoeste na costa sul do Algarve.

Nas terras altas das regiões norte e centro, o vento soprará moderado do quadrante norte, em especial até meio da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste, pequena descida de temperatura na região sul, em especial da mínima, e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, vento moderado de nordeste, soprando forte nas terras altas e pequena descida de temperatura nas terras altas.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento leste bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 31 graus, no Porto entre 16 e 30, em Braga entre 16 e 38, em Vila Real entre 20 e 36, em Viseu entre 18 e 37, em Bragança entre 17 e 35, em Coimbra entre 16 e 34, na Guarda entre 18 e 34, em Castelo Branco entre 20 e 38, em Portalegre entre 119 e 36, em Santarém entre 16 e 37, em Évora entre 15 e 38, em Beja entre 15 e 36, em Faro entre 21 e 33, no Funchal entre 21 e 26, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26 e na Horta entre 19 e 25.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.