ONU condena atentando em Mogadiscio e promete continuar a apoiar a Somália

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, 26 jul (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou hoje o atentado terrorista ocorrido perto das imediações do aeroporto de Mogadíscio, declarando que vai continuar a apoiar a Somália na busca da paz.

Através do seu porta-voz, Fahrhan Hag, Ki-moon apresentou as suas condolências aos familiares e amigos dos mortos e desejou uma rápida recuperação a todos os feridos.

"O secretário-geral afirma que estes atos criminosos não diminuirão o claro compromisso das Nações Unidas em continuar a apoiar o povo e o Governo da Somália no seu trabalho para construir a paz e estabilidade no país", disse o porta-voz.

Pelo menos 13 pessoas morreram hoje e outras nove ficaram feridas num duplo atentado com um carro armadilhado, que entrou na milícia jihadista Al Shabab, nas imediações do aeroporto internacional Aden Adde de Mogadíscio, na capital da Somália, informou à agência EFE fontes de segurança.

O ataque teve lugar numa área perto do escritório da Missão de Assistência da ONU na Somália (UNSOM), onde um carro armadilhado explodiu no controlo de segurança da Missão da União Africana na Somália (AMISOM, à entrada do aeroporto, onde soldados enfrentaram os atacantes num "intenso" tiroteio, segundo várias testemunhas.

AZCR/JPS // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.