FMI nega querer imposto destinado aos mais ricos

| Economia
Porto Canal / Agências

Washington, 24 out (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) desmentiu hoje que defenda a criação de um imposto destinado aos mais ricos como forma de reduzir os défices públicos, como sugeria um relatório recente da instituição.

"Não recomendamos a criação de um imposto sobre a riqueza", declarou um porta-voz do FMI, William Murray, numa conferência de imprensa em Washington.

Num relatório publicado no início de outubro, o FMI referia que um imposto sobre a riqueza teria "fortes hipóteses" de sucesso, precisando que uma cobrança de 10% nos 15 países da zona euro permitiria a estes países repor os défices aos níveis de antes da crise.

A proposta suscitou polémica e hoje o porta-voz referiu que esta era apenas uma "sugestão" de peritos do Fundo e não uma recomendação política da instituição.

"É apenas um trabalho de análise (...) que significa 'se fizerem isto, vão conseguir aquilo', mas não é uma medida que o Fundo recomende formalmente", disse Murray.

No relatório, divulgado por ocasião da sua assembleia geral, o FMI indicou que parece existir "margem suficiente" em economias avançadas para aumentar os impostos sobre as grandes fortunas com o objetivo de "reforçar a legitimidade" dos planos de austeridade orçamental.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.