PS de Gaia junta-se a independente Guilherme Aguiar

PS de Gaia junta-se a independente Guilherme Aguiar
| Política
Porto Canal

O PS de Gaia assinou hoje um acordo de compromisso com o movimento independente 'Juntos por Gaia' para assegurar a governabilidade da câmara, conseguindo assim o executivo juntar oito vereadores contra os três eleitos pelo PSD/CDS.

"É absolutamente inviável e impossível que haja qualquer acordo com o PSD atual de Vila Nova de Gaia e com os vereadores que o representam na câmara municipal", garantiu hoje o presidente eleito, e socialista, Eduardo Vítor Rodrigues.

A 29 de setembro o Partido Socialista não conseguiu a maioria absoluta em Gaia, tendo elegido apenas cinco mandatos, contra seis da oposição (três pela coligação PSD/CDS e três pelos independentes liderados por Guilherme Aguiar).

Para "garantir condições de governabilidade", e ultrapassar a falta de maioria absoluta, o PS assinou hoje um compromisso com os independentes que terão agora direito a pelouros na vereação, não estando ainda distribuídas as pastas.

"Neste momento o que temos é um acordo programático. Amanhã [sexta-feira] encerraremos o processo que não implicará pelouros para todos os vereadores da lista de Guilherme Aguiar, implicará para alguns e implicará responsabilidades, isso sim, políticas e de empenho e de envolvimento no projeto autárquico de Gaia", explicou o autarca que já em campanha assumiu que ficaria com os pelouros da educação e ação social.

Sem querer entrar em pormenores, adiantou apenas não ser "difícil perceber que há áreas que estão mais desenhadas para pessoas em concreto".

Também Guilherme Aguiar, que encabeçava o movimento independente, espera que "a solução do presidente abarque soluções que constituam mais-valia", lembrando que por já ter desempenhado funções em Gaia existem "áreas de intervenção" em que está "mais à vontade":

O acordo de compromisso a vigorar durante os quatro anos do mandato foi apenas possível pela "semelhança de propostas políticas" constantes dos programas eleitorais de cada uma das candidaturas e pelo "entendimento perfeitamente atingível" entre os seus líderes.

"Ambas as candidaturas, nas propostas e compromissos políticos que assumiram perante o eleitorado, priorizaram a pessoa humana como centro, objeto e destino do essencial da ação política no quadriénio 2013-2017, tendo também ambas coincidido na necessidade de conhecer, com rigor, o ponto de partida no tocante à situação financeira da Câmara Municipal de Gaia e empresas municipais", refere o documento.

Do compromisso fazem parte as promessas de reduzir o IMI em 14% até ao final do mandato, de assumir que todos os livros são gratuitos para o 1.º ciclo e tendencialmente gratuitos para o 2.º, de exigir a abertura imediata do Centro de Reabilitação do Norte e de isentar totalmente de IMI todas as novas empresas que gerem cinco postos de trabalho.

Eduardo Vítor Rodrigues admitiu ainda que "quaisquer que tivessem sido os resultados, a disponibilidade do PS e do presidente para a abertura a outros atores políticos seria total", mas realçou que "daqui a três anos e nove meses, cada um tem o seu caminho a seguir".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.