Município de Vila Verde vai pedir declaração de calamidade pública devido a mau tempo

Município de Vila Verde vai pedir declaração de calamidade pública devido a mau tempo
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Vila Verde informou hoje que vai avançar com um pedido de declaração de calamidade pública face aos estragos provocados pela intempérie dos últimos dias no concelho.

Em comunicado, a câmara referiu que o presidente, António Vilela, "está já a preparar a apresentação" do pedido ao Governo. O objetivo é o desbloqueamento, a breve trecho, de meios logísticos e recursos financeiros necessários "para fazer face a estas despesas extraordinárias que, naturalmente, não estão previstas no orçamento municipal e que ultrapassam largamente a capacidade financeira do município".

Nos últimos dias, o concelho de Vila Verde foi "fustigado por chuvas intensas que provocaram múltiplas e enormes enxurradas causadoras de derrocadas de terras, danos elevados em várias vias de comunicação, pontes e edifícios".

Várias vias intransitáveis e diversas famílias desalojadas e privadas da maior parte dos seus haveres, "havendo mesmo casos de pessoas que ficaram quase só com as roupas que traziam no corpo", são algumas das consequências mais graves.

"Este quadro verdadeiramente catastrófico consubstancia uma situação de estado de calamidade e reclama uma intervenção célere, concertada e eficaz do Governo e da autarquia", acrescenta o comunicado.

Segundo o presidente da câmara, o município está atento às situações mais problemáticas, de forma a atender às necessidades mais prementes

A autarquia acrescentou estar já a avançar em ações de "efeitos imediatos" como a limpeza e a remoção de destroços e o realojamento de famílias que ficaram sem quase nada e com as suas casas inabitáveis.

No terreno encontram-se várias equipas de técnicos do município a fazer um levantamento "exaustivo e rigoroso" dos prejuízos causados pela intempérie, com vista à definição precisa do montante financeiro necessário para lhes fazer face "com a prontidão e com a eficácia que esta situação exige".

Outro objetivo é a elaboração de um plano de intervenção que permita recuperar tudo aquilo que foi destruído. O município de Vila Verde irá criar um fundo próprio para acorrer a esta situação.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.