Britânicos esperam até 15 horas em filas para apanhar ferry no porto de Dover

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 24 jul (Lusa) -- O controlo reforçado da polícia na fronteira francesa e o grande fluxo de pessoas em férias está a criar longas filas, com até 15 horas de espera debaixo de sol, de automobilistas britânicos que pretendem passar pelo porto de Dover, em Inglaterra.

As filas de carros a perder de vista ao longo da costa de Kent, no sudeste de Inglaterra, transformou-se na imagem mais transmitida da manhã de hoje pelas televisões britânicas.

O porto de Dover é o ponto de passagem privilegiado das pessoas em férias que pretendem apanhar o ferry para atravessar o canal da Mancha até Calais ou Dunquerque, no norte da França, quando não utilizam o Eurotunel, em Folkestone.

Entretanto, desde sexta-feira à noite, a partida para as férias transformou-se num pesadelo devido aos engarrafamentos intermináveis causados pelo afluxo de automobilistas e "uma segurança reforçada" da polícia na fronteira francesa, indicou hoje a polícia de Kent num comunicado.

O gestor da rede rodoviária Highways England, precisou que os controlos das autoridades francesas são destinados a assegurar um nível de segurança satisfatório "na sequência dos recentes atentados em França".

Segundo o porto de Dover, o dispositivo de segurança na fronteira francesa sofre de uma "grave falta de efetivos" e o deputado por Dover, Charlie Elphicke, acusou o Governo britânico de não ter antecipado essa situação.

"Sabemos que as perturbações são excecionais (...), mas a segurança é primordial", respondeu o Ministério do Interior britânico, num contexto de forte medo na Europa por causa do risco de ataques.

O ministério britânico acrescentou que as autoridades britânicas irão ajudar os seus homólogos franceses.

Nas rodovias, os automobilistas tentam ficar calmos, apesar das horas que têm de aguardar para apanhar o ferry. Para ajudar, a organização humanitária Khalsa Aid colocou voluntários para distribuir 5.800 garrafas de água.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, já foi colocada a questão de como será, daqui para frente, a questão das fronteiras.

CSR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.