Primeiro-ministro reafirma confiança no presidente da Comissão Eleitoral

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Tomé, 22 jul (Lusa) - O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, afirmou hoje que não vai demitir a Comissão Eleitoral Nacional (CEN), como exigem as candidaturas de Manuel Pinto da Costa, Maria das Neves e os partidos da oposição parlamentar.

"Nós temos confiança no processo eleitoral, temos confiança na comissão eleitoral que é composta por pessoas de vários partidos, temos confiança no presidente da comissão eleitoral", disse Patrice Trovoada, em conferência de imprensa.

"Ele está a fazer o seu trabalho, vamos deixar que todo o processo termine para nós termos um Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe bem eleito", acrescentou.

"Aqueles que se calhar têm sentimento de não poder vencer as eleições têm que portar-se de uma maneira digna e consequente e sobretudo evitarem de manchar o bom nome de São Tomé e Príncipe, das nossas instituições e do nosso processo democrático" sublinhou o chefe do executivo são-tomense.

"A comissão tem feito um trabalho normal, como todas as comissões. Felizmente no nosso país as coisas têm corrido bem, existe pressão e vários outros já foram submetidos a pressão, mas vamos aguardar a calma e serenidade", explicou.

Patrice Trovoada acusa "alguns setores políticos" de quererem "paralisar o país", numa referência aos partidos da oposição.

"Quando eles não estão no poder, o país não pode avançar e nós devemos, muito serenamente dizer aos são-tomenses que não há nenhuma razão para que o processo não continue na normalidade até ao dia 07 de agosto", data para que está prevista a segunda volta das eleições, segundo os resultados provisórios entretanto apurados

Patrice Trovoada apelou "ao bom senso", alertando que o país está no meio de uma "eleição presidencial que é uma eleição de grande importância".

"Essa eleição na sua primeira fase decorreu bem e tudo está a ser preparado para a segunda volta", explicou, acusando as candidaturas de Maria das Neves e Pinto da Costa de agirem de forma "muito incongruente"

"Pessoas que reclamavam uma segunda volta agora querem anulação de todo o processo. É preciso ter calma, as leis são para toda a gente, não são só para os vencedores nem para os perdedores, as candidaturas têm que perceber isso".

"O povo votou, não houve nenhuma solução definitiva, há alguém que está a frente mas tem que ir a uma segunda volta e o povo são-tomense irá votar no dia 07 de setembro para definitivamente eleger o seu presidente", acrescentou o primeiro-ministro, eleito pela Ação Democrática Independente (ADI), que apoia Evaristo Carvalho, o candidato mais votado nas eleições do passado domingo.

A ADI admitiu hoje que Evaristo de Carvalho "perdeu centenas e centenas de votos com a recontagem dos votos".

Manuel Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho que vão disputar a segunda volta das presidenciais a 07 de agosto, vão manter-se na mesma posição nos boletins de voto.

Os resultados provisórios anunciados no dia das eleições apontavam para uma vitória à primeira volta do candidato apoiado pelo governo, Evaristo Carvalho, com 50,1% dos votos, contra 24,8% do recandidato ao cargo Manuel Pinto da Costa e 24,1% de Maria das Neves (apoiada pelos partidos da oposição parlamentar).

MYB // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.