Viagem Medieval da Feira lança hoje aplicação gratuita para telefones e tablets

| Norte
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 22 jul (Lusa) - A organização da Viagem Medieval, recriação histórica que arranca na Feira a 27 de julho, anunciou que disponibilizará hoje ao público uma aplicação móvel com informações sobre o evento, espaços de opinião e diferentes opções de entretenimento.

Destinada a aparelhos com sistemas operativos Android e iPhone, a 'app' é gratuita, intitula-se "Viaje na Viagem" e foi desenvolvida internamente pela empresa municipal Feira Viva, que organiza o evento com a autarquia e com a Federação das Coletividades do concelho.

"A aplicação é bastante leve, muito simples de usar e tem georreferenciação para permitir a quem está no recinto saber precisamente onde se encontra e o que está a acontecer à sua volta", explicou à Lusa João Aires, da comissão executiva do evento.

"O utilizador também pode pesquisar por interesses específicos, selecionando todas as propostas de música, por exemplo, ou então só atividades bélicas ou destinadas a crianças, o que o ajudará a tomar decisões mais rápidas quando está a avaliar o programa", acrescentou.

O novo recurso multimédia da Viagem Medieval tem igualmente "uma componente de opinião, para as pessoas poderem classificar um espetáculo logo depois de o terem visto, e integra ainda opções de entretenimento, como uma função avatar para quem quiser encarnar a personagem de um guerreiro, por exemplo, e assumir essa foto no perfil".

A 'app' facilitará a gestão de informação por parte dos próprios organizadores do evento, na medida em que permitirá avaliar fluxos de visitantes, estudar reações a espetáculos e demais oferta do programa, e chegar mais rapidamente ao público quando se justificar emitir sugestões ou difundir informações de última hora.

Para João Aires, todas essas funcionalidades demonstram assim que, também ao nível das plataformas eletrónicas, a recriação da Feira soube evoluir. "A nossa primeira experiência com uma 'app' foi há cinco anos, quando elas ainda estavam na sua fase inicial, e ficou aquém das expectativas porque poucas pessoas tinham 'smartphones'", admitiu esse responsável.

"Agora esta tecnologia está mais evoluída e já se justifica plenamente tê-la disponível, porque as pessoas já não passam sem aplicações e esta é uma forma de todos se envolverem ainda mais com a Viagem", defendeu.

Foi também nesse espírito, aliás, que a organização do evento apoiou a empresa Parques Manus na criação de um 'site' trilingue de reservas de estacionamento, que todos os dias gere 850 lugares vigiados e assim simplifica o processo de procura por parte dos condutores, evitando demoras no acesso ao recinto da recriação. "É que estacionar não tem que ser como uma batalha campal", ironiza João Aires.

A 20.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria decorre de 27 de julho a 7 de agosto e ocupa 33 hectares no centro histórico da Feira, recriando este ano o reinado de D. Dinis e da rainha Santa Isabel.

O evento envolve diariamente o trabalho de mais de 2.000 pessoas, 350 das quais em regime de voluntariado. É essa estrutura que assegura no recinto o funcionamento de 28 áreas temáticas, 23 tabernas, 8 restaurantes e 240 bancas de artesãos, mercadores e regatões, assim como 260 exibições de 16 espetáculos inéditos e 1500 horas de animação circulante.

Em 2015, o evento terá contabilizado cerca de 600.000 visitas. Este ano, o acesso tem preços distintos consoante o dia da semana e esses situam-se entre os 1,5 e 4 euros, com entrada grátis para crianças de estatura inferior a 1,30 metros.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.