Todo o país em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de exposição à radiação UV

Todo o país em risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de exposição à radiação UV
| País
Porto Canal

Todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, em risco 'Muito Elevado' estão as regiões de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Penhas Douradas, Vila Real, Funchal, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Porto Santo, Horta, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

Santa Cruz das Flores (Açores)apresenta hoje risco 'Elevado' de exposição à radiação UV.

Nas regiões com risco com níveis 'Muito Elevado' e 'Elevado', o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã e com possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuvisco a norte do Cabo Raso até meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte e com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial durante a tarde, sendo moderado a forte de noroeste nas terras altas e com rajadas até 70 quilómetros por hora, em especial nas regiões centro e sul, rodando para nordeste no final do dia.

A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral centro e sul.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 65 quilómetros por hora, nas terras altas.

Nos Açores, está previsto períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos especialmente para o fim do dia e vento fraco.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 18 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 24, em Vila Real entre 13 e 30, em Viseu entre 12 e 29, em Bragança entre 14 e 31, na Guarda entre 11 e 27, em Coimbra entre 16 e 28, em Santarém entre 17 e 29, em Castelo Branco entre 16 e 33, em Portalegre entre 14 e 32, em Évora entre 15 e 33, em Beja entre 14 e 33, em Faro entre 19 e 35, no Funchal entre 21 e 26, em Ponta Delgada entre 19 e 25, na Horta entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.