Circulação na ponte móvel de Leixões interrompida pelo menos "um ou dois meses"

| Norte
Porto Canal / Agências

A circulação automóvel e pedonal na ponte móvel do porto de Leixões continuará interrompida durante pelo menos "um ou dois meses", na sequência da avaria registada na quarta-feira de manhã, disse à Lusa o presidente da administração portuária.

Segundo o presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), Brogueira Dias, a vistoria entretanto efetuada revelou que uma das rótulas que integra o complexo sistema de elevação da ponte "não está a funcionar em pleno" e terá que ser substituída.

Contudo, e dado o muito limitado número de pontes móveis deste tipo, a peça não está disponível no mercado, pelo que terá que ser propositadamente fabricada.

A ponte móvel de Leixões, que assegura a ligação para veículos e peões entre Matosinhos e Leça da Palmeira, foi construída em 2007 em substituição da anterior, com um custo de 12,8 milhões de euros comparticipados em 45% por fundos europeus.

Entretanto, e para tentar minimizar o tempo de imobilização da ponte, a APDL está "a estudar se há disponibilidade de alguma unidade que possa ser adquirida com caráter de urgência", admitindo que exista uma rótula semelhante nos EUA, que não obedece a "todos os certificados" impostos, mas poderá "permitir uma operacionalização mais rápida da ponte, enquanto se espera pela solução definitiva".

Contudo, e mesmo vindo a confirmar-se esta possibilidade, Brogueira Dias adverte que "nunca se conseguirá pôr a ponte - a quarta maior ponte basculante do mundo - operacional em menos de um ou dois meses".

É que, explicou, a peça em questão poderá chegar dos EUA "dentro de oito a 15 dias", mas a sua colocação exige que a ponte seja "imobilizada e sustentada", num "processo muito complexo e demorado" dado o elevado peso da estrutura e os meios envolvidos.

A avaria na ponte móvel de Leixões manifestou-se pelas 08:30 de quarta-feira, após a elevação do tabuleiro da estrutura para permitir a passagem de um navio.

"Quando se fechou de novo a ponte, esta não fechou integralmente do lado de Leça e bloqueou a 10 graus do fecho completo", explicou o presidente da APDL, tendo-se então optado pela sua abertura total para, pelo menos, permitir o acesso de navios ao porto.

Salientando que, no âmbito de um acordo entre a APDL e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (Inegi), o funcionamento da ponte e dos seus sistemas hidráulicos e "mais sofisticados" tem vindo a ser permanentemente acompanhado, Brogueira Dias considerou ser "daquelas avarias totalmente imprevistas".

Até porque, disse, "não havia nenhum histórico desta avaria em pontes idênticas".

Segundo o administrador da APDL, durante todo o período de encerramento da circulação na ponte será assegurado 24 horas por dia um transporte gratuito de passageiros por autocarro, entre Matosinhos e Leça, através da A28.

Única alternativa viável à ponte móvel na travessia entre Matosinhos e Leça - recentemente agregadas numa única freguesia - a ponte de Leça da A28 está atualmente em obras de repavimentação, o que tem complicado bastante o trânsito naquela zona.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.