Draghi diz que decisão é da responsabilidade da Comissão Europeia

| Política
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 21 jul (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que a decisão de sancionar Portugal e Espanha por défice excessivo cabe "inteiramente à Comissão Europeia".

Em conferência de imprensa, em Frankfurt, Draghi afirmou que a comissão tem "a responsabilidade e os conhecimentos para tomar a decisão", depois de ser questionado sobre se considera adequado sancionar os dois países depois dos esforços que estes fizeram.

Na semana passada, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) aprovou uma recomendação para a Comissão Europeia sancionar Portugal e Espanha por não terem adotado "medidas eficazes" para corrigir os défices excessivos entre 2013 e 2015.

As sanções podem ir até 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), levando ainda a uma suspensão dos fundos comunitários a partir de janeiro de 2017.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.