Governo português quer resolver perturbações e aprofundar relação com Angola

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 out (Lusa) - O Governo português dá prioridade à resolução de "todas as perturbações que possam existir" na relação entre Portugal e Angola, que pretende manter e aprofundar, afirmou hoje o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes.

Luís Marques Guedes assumiu esta posição durante a conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros, depois de questionado sobre as declarações do ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, segundo as quais o Governo angolano deixou de considerar prioritária a cooperação com Portugal, elegendo como alternativas a África do Sul, a China e o Brasil.

"Eu já tive oportunidade no 'briefing' do Conselho de Ministros da semana passada de dar aquele que é o entendimento que o Governo tem relativamente às relações que Portugal mantém com Angola, que são relações especiais, relações que têm um histórico e uma afetividade particular entre os dois povos, o povo português e o povo angolano, e que devem ser preservadas e que são prioritárias no âmbito de resto daquilo que são as prioridades de todas as relações de Portugal e do Estado português com os estados de língua oficial portuguesa", respondeu o ministro da Presidência.

Luís Marques Guedes afirmou que "a intenção do Governo português é a intenção natural de, não só manter como aprofundar permanentemente essas relações no âmbito da comunidade de países de língua oficial portuguesa, quer com Angola, quer com os restantes países de língua oficial portuguesa".

"Todas as perturbações que pontualmente possam existir relativamente à excelência dessas relações são perturbações que devem ser tratadas com a maior das prioridades e resolvidas como são sempre resolvidas as questões que são de interesse nacional. E claramente que as relações entre os estados da comunidade de língua portuguesa são questões prioritárias para o interesse nacional e são relações de excelência que o Estado português procurará sempre manter, resolvendo todas as questões que pontualmente possam surgir no percurso do aprofundamento dessas relações", acrescentou.

Na quarta-feira à noite, George Chikoti declarou, em entrevista à Televisão Pública de Angola, que o Governo angolano deixou de considerar prioritária a cooperação com Portugal, elegendo África do Sul, China e Brasil como alternativas, e colocou em dúvida a realização da primeira cimeira luso-angolana.

IEL (EL) // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.