Município da Lousã exige redução de portagens na Autoestrada 13

| País
Porto Canal com Lusa

Lousã, Coimbra, 21 jul (Lusa) - O município da Lousã exigiu hoje que a Autoestrada 13, que liga Tomar a Coimbra, seja incluída nas vias do interior objeto de descontos nas portagens cobradas, à semelhança do que vai acontecer noutras autestradas.

Numa tomada de posição aprovada por unanimidade, a que a agência Lusa teve acesso, a autarquia lousanense procura sensibilizar o Governo para as "repercussões negativas das portagens na A13 na fixação de pessoas e empresas no concelho da Lousã, na mobilidade e segurança dos seus residentes e, em consequência, na sustentabilidade e desenvolvimento local".

Com cerca de 100 quilómetros de extensão, a A13 interliga a A23 no Entroncamento, o IC9, em Tomar, o IC8 em Ansião, a A1 em Condeixa-a-Nova e as circulares de Coimbra, permitindo uma nova acessibilidade à zona da Universidade e Hospitais de Coimbra através da ponte da Portela.

A via integra a subconcessão do Pinhal Interior, contratada com a Ascendi, e atravessa os concelhos da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Penela, Miranda do Corvo, Condeixa e Coimbra.

"O valor cobrado em cada portagem é muito elevado e exagerado, traduzindo-se em prejuízos económicos e financeiros para as empresas e famílias do concelho da Lousã e da região, nunca tendo existido e esperada discriminação positiva de residentes", lê-se na tomada de posição do município da Lousã.

O documento considera que o "escasso tráfego face ao valor das portagens e, em consequência, a acentuada sobrecarga da EN17 e EN342, acarreta degradação dos pavimentos e aumenta os riscos inerentes à travessia de muitas povoações entre Coimbra e Lousã".

O município da Lousã salienta ainda que os concelhos atravessados pela A13 estão classificados como de baixa densidade para efeitos de aplicação de medidas de diferenciação positiva.

O Governo anunciou na terça-feira a aplicação de 15% de desconto a todos os veículos que circulem, a partir de 01 de agosto, em algumas autoestradas, vias maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.