Governo admite "expectativa" do banco de fomento estar funcionar no segundo semestre de 2014

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 out (Lusa) -- O secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, manifestou hoje a "expectativa" de que o banco de fomento possa estar a aprovar crédito às PME a partir do segundo semestre de 2014.

Leonardo Mathias considerou em declarações à Lusa ser "uma ideia muito interessante e pertinente" e "um 'timing' muito bom, que vai ao encontro das [suas] expectativas", fazer coincidir a entrada em funcionamento da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD, vulgarmente designada como banco de fomento) com a intenção declarada há cerca de um mês pelo ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, de estar a aprovar os primeiros projetos do novo QREN na segunda metade de 2014.

Sobre a natureza da instituição, Leonardo Mathias disse apenas que "não é um banco, é uma Instituição Financeira de Desenvolvimento", como foi especificado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em agosto, escusando-se a "entrar em detalhes" sobre a proveniência dos respetivos fundos ou a ordem de grandeza dos mesmos.

O governante, que falou à margem da cerimónia de entrega dos Prémios Portugal PME, organizada pelo Jornal de Negócios e Correio da Manhã, rejeitou também adiantar pormenores relativamente ao calendário para a apresentação da instituição, sublinhando apenas que "o Governo vai cumprir as datas estipuladas [na resolução do Conselho de Ministros de 14 de junho, os 120 dias previstos], e está para muito breve a decisão em relação a esse aspeto".

"Foi aprovada uma resolução no Conselho de Ministros para estudar aprofundadamente a matéria do tipo de instituição, a forma da instituição, a direção dessa instituição. Essa resolução atribuía a três secretários de Estado, Economia, Finanças e Desenvolvimento Regional, a responsabilidade de formar a equipa interministerial para estudar a instituição, a sua estratégia, a apresentar em Conselho de Ministros, e o Governo vai cumprir as datas estipuladas", disse.

A instituição que o Governo está a criar deverá poder gerir fundos Portugal 2020 -- designação do próximo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), envelope que contém as transferências dos fundos comunitários num período de sete anos --, assim como de entidades como o Banco Europeu de Investimento (BEI), e é destinada a melhorar as condições de financiamento das pequenas e médias empresas (PME), por exemplo, através da redução de 'spreads'.

Os principais bancos portugueses mostram-se contra a possível criação de um banco de fomento desde que a ideia começou a ser ventilada, no final do ano passado, considerando por diversas vezes que as instituições financeiras privadas já assumem o papel de financiamento das empresas.

APL// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.