TC confirma vitória do PS para a Câmara de Fafe

TC confirma vitória do PS para a Câmara de Fafe
| Política
Porto Canal / Agências

O Tribunal Constitucional (TC) confirmou hoje o PS como vencedor das eleições para a Câmara de Fafe, com 17 votos de vantagem sobre a lista independente, disse hoje à Lusa o presidente eleito.

Segundo Raul Cunha, o TC "não recebeu" uma parte da reclamação dos Independentes por Fafe e "não deu provimento" à outra parte.

"Está assim confirmada a vitória do PS com 17 votos de diferença e está assim também à vista o fim desta telenovela que já dura há demasiado tempo", acrescentou.

O PS conseguiu quatro mandatos, os Independentes por Fafe três e o PSD dois.

Sem maioria absoluta, Raul Cunha disse que vai tentar gerir o Município "com o maior consenso possível", não descartando a hipótese de atribuir pelouros a um eleito do PSD.

"É uma hipótese que não excluo, mas vamos ver", afirmou.

Admitiu que a tomada de posse poderá ser marcada para a primeira semana de novembro.

Os Independentes por Fafe, liderados por Parcídio Summavielle, contestaram desde o início o ato eleitoral, que classificaram mesmo de "chapelada", face às "muitas e grandes irregularidades" que dizem ter detetado.

Na primeira contagem, a vitória do PS era por 20 votos, mas após reclamação para o TC foram recontados os votos de 12 secções onde havia dúvidas, tendo a vantagem diminuído para 17 votos.

Os independentes voltaram a reclamar, mas o TC não deu provimento.

A Lusa tentou ouvir Parcídio Summavielle, mas sem sucesso.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.