Proteção Civil registou 191 ocorrências relacionadas com o mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou hoje 191 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 15:00 e as 22:00, maioritariamente nos distritos de Lisboa e Setúbal, disse à agência Lusa fonte do comando.

No distrito de Lisboa verificaram-se 148 situações relacionadas com inundações, entupimento de esgotos e algumas quedas de árvores e cortes de estradas, enquanto Setúbal apresentou 18 ocorrências.

De acordo com a mesma fonte, houve "algumas inundações rápidas", incluindo inundações urbanas", mas "tratando-se de aguaceiros" tem sido possível repor a normalidade com alguma agilidade.

"Nada que ponha em risco a segurança das pessoas", afirmou o comandante de serviço.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu hoje um alerta amarelo para todo o continente devido ao mau tempo e que vigorará até às 20:00 de quinta-feira.

Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é esperado mau tempo hoje e na quinta-feira, em particular chuva, por vezes intensa, sobretudo nas regiões norte e centro, vento moderado a forte no litoral a norte do cabo de Sines, com rajadas que podem atingir 70 km/h, e "fenómenos convectivos mais intensos, dando origem a trovoadas e fenómenos extremos de vento localizados".

Além do alerta da Proteção Civil, seis distritos vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 06:00 e as 18:00 de quinta-feira, devido a chuva forte, informou o IPMA.

Na informação divulgada esta tarde pelo IPMA, estarão sob aviso laranja Viseu, Guarda, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Coimbra, devido a "precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada e rajadas de vento fortes".

Sob aviso amarelo devido à chuva forte estão, a partir do final do dia ou início da tarde, Bragança, Évora, Porto, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Aveiro, Portalegre e Braga.

Os avisos amarelos devido a vento forte vão estar ativos a partir da manhã de quinta-feira em Bragança, Porto, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Beja, Aveiro e Braga.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

AH ( HB/PL/DD) // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).