Turquia: Obama convoca Conselho de Segurança Nacional

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 16 jul (Lusa) -- O presidente norte-americano Barack Obama convocou hoje o Conselho de Segurança Nacional, na sequência do golpe de Estado falhado na Turquia, adiantou a Casa Branca em comunicado, citada pela AFP.

"O presidente vai reunir-se com o seu Conselho de Segurança e equipa de política internacional para se inteirar da situação na Turquia", adiantou a Casa Branca em comunicado.

A reunião deverá começar às 14:30 GMT (mais uma hora em Lisboa) e será fechada à imprensa.

Na Turquia, as autoridades impuseram, por razões de segurança, o fecho da base militar de Incirlik, no sul do país, usada pelos Estados Unidos e pelas forças da coligação nos ataques aos jihadistas na Síria, adiantou o consulado norte-americano no país.

"As autoridades locais estão a negar qualquer entrada ou saída na base aérea de Incirlik. A energia foi cortada", adiantou o consulado em Adana.

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na sexta-feira à noite, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse hoje que a situação no país "está completamente sob controlo".

O último balanço aponta para 161 mortos entre civis e forças leais ao presidente Recep Erdogan, 1.440 feridos e 2.839 militares revoltosos detidos.

Yildirim adiantou que 20 militares revoltosos morreram no decurso da tentativa de golpe de Estado, números que contrariam o balanço inicialmente avançado pelas Forças Armadas, que apontavam para 104 mortes de militares revoltosos, abatidos pelas forças leais ao presidente Erdogan.

IMA // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial