Câmara de Caminha unânime no repúdio ao "erro" do fecho das Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Caminha, 23 out (Lusa) - O executivo da Câmara de Caminha aprovou hoje, por unanimidade, uma moção de repúdio à possibilidade de encerramento da repartição de Finanças do concelho, assumindo que, a avançar, a medida representaria "um erro" do Governo.

Em causa está a possibilidade de encerramento daquele serviço no âmbito da aplicação do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado, pelo Governo, o que levou Miguel Alves, o novo autarca socialista de Caminha - nos últimos 12 anos o PSD liderou a Câmara - a apresentar esta moção de repúdio.

A autarquia afirmou em comunicado que a proposta foi aprovada por unanimidade (vereadores do PS e do PSD) nesta primeira reunião do novo executivo. Recorda ainda que a repartição de Finanças de Caminha tem uma "existência consolidada no concelho", sendo "um serviço público de proximidade às empresas e, sobretudo, aos cidadãos".

Por isso mesmo, Miguel Alves já fez saber que "a Câmara Municipal vai lutar para encontrar uma solução para que seja mantido este serviço de proximidade que afeta a vida social e económica do concelho".

Para esta quinta-feira está já prevista uma reunião do autarca socialista com o chefe da repartição de Finanças de Caminha, apelando a Câmara à "mobilização de toda a sociedade civil" para que "possa ser esclarecido o Governo do erro que seria o encerramento daquele serviço público".

"Para o autarca a aprovação desta moção significa força, coesão e unidade de toda a população de Caminha", sustenta o município, na mesma nota.

Também este mês, o deputado socialista Jorge Fão, eleito por Viana do Castelo, pediu ao Ministério das Finanças para clarificar se pretende encerrar repartições de Finanças em metade dos concelhos do distrito. O deputado questionou o ministério liderado por Maria Luís Albuquerque, na forma de requerimento, sobre se "confirma" que os concelhos de Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca e Valença "poderão ver encerradas as respetivas repartições de finanças".

Ou seja, em metade dos concelhos do distrito de Viana do Castelo.

O deputado justificou este pedido com as declarações de um membro do Governo e dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores de Impostos, entre outras informações que apontavam "no sentido de proceder ao encerramento de um elevado número de repartições de finanças em todos os distritos do país, nomeadamente em Viana do Castelo".

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.