Governo admite prolongar pesca da sardinha até fim de outubro e aumentar capturas

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jul (Lusa) - O Governo admitiu hoje o prolongamento da pesca da sardinha "até final de outubro" e que "as capturas podem aumentar" em relação ao previsto no início do ano, antecipando ainda que, em 2017, "haverá novo aumento das capturas".

Em comunicado hoje emitido, após uma reunião com a Comissão Alargada da Sardinha - que inclui operadores do setor, associações ambientalistas e cientistas -, o Ministério do Mar escreve que "considera possível prolongar a pescaria até final de outubro, com uma recuperação de 'stock' estimada em 4%".

De acordo com a tutela, esta recuperação estimada do 'stock' de sardinha está "dentro dos princípios de aproximação precaucionária" e tem em conta "as necessidades sociais e económicas previstas no regulamento comunitário".

Além disso, o ministério de Ana Paula Vitorino entende que "as capturas podem aumentar relativamente ao previsto no início do ano" e que, "em 2017, poderá haver novo aumento das capturas, mantendo o objetivo de crescimento consistente da biomassa acima dos 4%".

O ministério acrescenta que estas posições foram apresentadas ao secretário-geral de pescas de Espanha e serão apresentadas à Comissão Europeia na próxima semana, esperando o Governo que haja "abertura para o seu acolhimento".

O Ministério do Mar refere que o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), que Portugal e Espanha tinham pedido e que foi apresentado na quinta-feira, "vem confirmar a fundamentação da posição portuguesa".

Assim, de acordo com a tutela, verifica-se que "a biomassa total de sardinha em dezembro de 2016 estimada anteriormente em cerca de 166.000 toneladas é, na reavaliação ontem [quinta-feira] publicada, fixada em 199.264 toneladas" e que também os valores apresentados para as capturas sofreram "alterações significativas".

Para o executivo, "este resultado, reconhecido no relatório do ICES, mostra o grande esforço que o setor tem desenvolvido no sentido da gestão sustentável desta pescaria".

Portugal pediu a Bruxelas um aumento da atual quota ibérica de captura da sardinha das 14 mil para as 19 mil toneladas, mas a intenção tinha de esperar pelo aval do ICES.

Portugal e Espanha gerem diretamente a quota de sardinha, mas a decisão tem de ser aceite por Bruxelas, que, por seu turno, se baseia nas recomendações do ICES.

ND (RCR) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.