Viticultores e atores juntos em protesto em Vila Real contra primeiro-ministro

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 31 mai (Lusa) - Viticultores do Douro, atores e elementos do movimento "Que se lixe a troika" juntaram-se hoje, em Vila Real, para vaiarem e assobiarem o primeiro-ministro.

Em frente ao Teatro de Vila Real, onde decorria a gala de entrega do Prémio Douro Empreendedor, os manifestantes assobiaram e gritaram palavras de ordem como "gatuno" ou "Passos para a rua, a luta continua" quando Pedro Passos Coelho chegou.

Entre a cerca de uma centena de manifestantes encontravam-se viticultores do Douro, que empunhavam faixas onde podia ler-se "Não às novas regras fiscais para a lavoura" ou "A Casa do Douro é nossa, queremos a devolução dos seus direitos".

O alerta foi lançado pela Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) e surge em resultado das novas obrigações fiscais a que os agricultores estão sujeitos.

Todos os agricultores com atividade comercial vão passar a ser obrigados a declarar o início de atividade e estão sujeitos a IVA se obtiverem um rendimento anual bruto superior a 10 mil euros. Têm ainda de passar fatura de todas as transações comerciais.

Os produtores durienses queixam-se ainda de uma crise que se arrasta há mais de uma década, com quebras consecutivas nos rendimentos em contrapartida ao aumento dos fatores de produção.

Já os atores e técnicos da Filandorra vestiram-se de negro e amordaçaram a boca para protestarem contra a falta de apoios à companhia de teatro.

A Direção Geral das Artes (DGArtes) não atribuiu à Filandorra o apoio quadrienal, a que a companhia se tinha candidatado.

Trabalham neste grupo 15 pessoas, entre colaboradores e efetivos.

"Queremos fazer teatro e estamos aqui para protestar contra o corte radical nos apoios que nos atribuíram", afirmou o diretor da companhia David Carvalho.

O grupo de teatro empunhou uma faixa onde estava escrito "Filandorra 25 anos a fazer teatro em Trás-os-Montes".

David Carvalho apelou ainda à solidariedade do "também transmontano" Pedro Passos Coelho.

Alguns elementos do movimento "Que se se lixe a troika" anteciparam ainda a manifestação agendada para sábado, um pouco para todo o país, e aproveitaram para pedir, mais uma vez, a demissão do executivo de Passos Coelho.

O primeiro-ministro cumpre hoje o primeiro de dois dias de visita a Trás-os-Montes, seguindo depois, no sábado, para o distrito de Bragança.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.