Secretário de Estado oferece-se para dar explicações a deputada fazendo "um desenho"

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) -- O secretário de Estado da Administração Pública protagonizou hoje um momento particular no Parlamento, oferecendo-se para explicar uma medida a uma deputada do Bloco de Esquerda fazendo "um desenho", mas arrependeu-se pouco depois da proposta.

Hélder Rosalino participava na audição da equipa governamental do Ministério das Finanças que apresentou a proposta de Orçamento do Estado para 2014 aos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública quando a ministra das Finanças lhe pediu para explicar questões de vários deputados sobre as mudanças nas pensões.

O governante tentou explicar à deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca a questão da aplicação da condição de recursos às pensões de sobrevivência, e acusou o partido de fazer um aproveitamento político de uma questão que era técnica e de difícil compreensão para a generalidade dos portugueses.

Mariana Aiveca pediu então a Hélder Rosalino que desse exemplos que fossem de melhor compreensão para os deputados e para os portugueses, altura em que Hélder Rosalino demonstrou a sua frustração por já ter dado várias explicações sobre o mesmo tema e ofereceu-se então para fazer um desenho à deputada a explicar.

"Senhora deputada eu já lhe expliquei. Não sei como é que lhe hei de explicar isto de outra maneira, já lhe expliquei de várias maneiras. Tenho de lhe fazer um desenho, eventualmente", afirmou Hélder Rosalino.

A afirmação não caiu bem em especial ao deputado do PS Pedro Marques, que de imediato se dirigiu ao governante para protestar a postura do secretário de Estado, dizendo-lhe várias vezes que aquela afirmação era "evitável".

Hélder Rosalino acabou por se retratar, ainda que de forma discreta, perante a insistência do socialista sobre a postura do governante num debate parlamentar.

"Talvez seja evitável tem razão, então eu retiro esta última formulação", disse então Hélder Rosalino.

NM/ND//ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.