Presidente da Socialis termina greve de fome

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 31 mai (Lusa) -- A presidente da Socialis terminou hoje uma greve de fome de dois dias e garantiu que deixará o cargo assim que a Segurança Social renegociar as condições de apoio àquela instituição de solidariedade.

"Não estou agarrada ao poder [mas] a uma missão", disse à Lusa a presidente da Socialis, Luísa Costa, que iniciou na quinta-feira uma greve de fome frente à Segurança Social do Porto para exigir o aumento da comparticipação ao seu Centro de Apoio à Vida, uma estrutura que "pode fechar" por falta de sustentabilidade financeira.

A presidente defende uma "renegociação do Acordo de Cooperação para a valência CAV -- Centro de Apoio à Vida, mais concretamente para a Casa de Acolhimento para grávidas, mães adolescentes e seus bebés, dos atuais 230 euros por utente por mês para valor superior".

Hoje, e perante a ausência de resposta dos dirigentes do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, a responsável informou em comunicado que "deixará a presidência da Socialis, no minuto imediato à concretização da matéria tangível, que levou ao seu protesto".

"A cidadã Maria Luísa Costa deixa de ser o 'entrave' à negociação e à revitalização das dinâmicas laborais e institucionais da Socialis", acrescenta o documento. Assinala ainda que existe uma "manifesta intolerância pessoal quanto à cidadã Maria Luísa Costa, no cargo de presidente de direção da Socialis".

O diretor do Instituto de Segurança Social do Porto, Sampaio Pimentel, acusou quinta-feira a Socialis de má gestão financeira e de ter recebido verbas para um serviço de alojamento que desde abril não tem utentes.

"Parte do valor que esta instituição recebe seria para a resposta social em alojamento. O que nós sabemos é que a última utente entrou em janeiro e que neste momento não existem utentes alojadas", declarou aos jornalistas Sampaio Pimentel.

A presidente da Socialis assumiu hoje ter usado verbas da Segurança Social destinadas ao alojamento de utentes em despesas correntes da instituição.

A Socialis é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da Maia que disponibiliza um Centro de Apoio à Vida, com casa de acolhimento para jovens grávidas, mães adolescentes e seus bebés.

O acordo que existe entre a Segurança Social e a Socialis estipula que aquela IPSS tem a atribuição de uma verba global para alojamento de 10 utentes e para o atendimento de acolhimento a 75 para utentes.

O diretor do Instituto de Segurança Social do Porto acusou ainda a Socialis de não ter os seus corpos gerentes em exercício legal de mandato.

LIL/(PM/CCM/VCP)

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).