Fundos comunitários contribuirão para "coesão territorial" - Governo

| Economia
Porto Canal / Agências

Fundão, 23 out (Lusa) - O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional reforçou hoje a ideia de que os próximos fundos comunitários contribuirão para o "desenvolvimento rural e para a coesão territorial", pois 93% destinam-se "às regiões mais pobres do país".

Manuel Castro Almeida especificou que a proposta prevê que "93% dos fundos fiquem afetos ao Norte, Centro e Alentejo, enquanto que as regiões mais ricas, como Lisboa, Algarve e Madeira, ficam com 07%", disse, no Fundão, durante a sessão de encerramento de um "workshop" internacional subordinado ao tema da "inovação rural na região centro".

O secretário de Estado reconheceu que "é evidente que as zonas rurais têm menos recursos e níveis mais baixos de inovação", mas garantiu que "a solução não é desistir" e sim reforçar "uma estratégia de valorização dos recursos locais".

"Temos de acrescentar valor aos recursos locais, conceber valor e identificar potencialidades onde elas não saltam à vista", apontou.

O governante reiterou a necessidade de parcerias estratégicas entre instituições públicas e os empresários, e sustentou que o papel reservado às instituições públicas passará "em primeiro lugar por colocar-se ao lado dos empresários e dos empreendedores", em segundo por "estar lá para financiar a ideia/o negócio mais viável" e por fim em "ajudar nos aspetos da organização".

No Fundão, Manuel Castro Almeida garantiu que em outros fóruns aponta sempre a este concelho como "o bom exemplo" do que deve ser feito: "a inovação em zona rural, com a integração dos produtores e agricultores e com o apoio das instituições públicas para a comercialização e internacionalização".

"Vejam, cerejas já as há no Fundão há muitos anos, porventura há séculos, mas nunca as cerejas foram tão valorizadas como agora. E foi a ação pública municipal que valorizou a cereja do Fundão. Fê-lo tão bem que hoje comprar cerejas não é a mesma coisa. Compram-se cerejas a um preço e depois compram-se, mais caras, as cerejas do Fundão", destacou.

Enalteceu ainda o trabalho feito em termos de inovação (novas variedades de cereja e outras aplicações, como do Pastel de Cereja) e na comercialização a nível nacional.

CYC // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.