Rui Costa espera lutar pelo "top-10" na Volta a França de 2014

| Desporto
Porto Canal / Agências

Paris, 23 out (Lusa) - O ciclista português Rui Costa, campeão do Mundo, que hoje assistiu em Paris à apresentação da Volta a França de 2014, antevê uma prova dura e stressante desde o início e espera lutar por um lugar no "top-10".

"O Tour é sempre uma prova dura, rápida, muito nervosa e creio que, já a começar pelas etapas em Inglaterra, será algo difícil devido ao vento. E logo no quinto dia, uma etapa com setores em 'pavé' (empedrado), creio que a primeira parte já será muito dura e muito stressante", disse o campeão do Mundo aos jornalistas após a apresentação oficial das 21 etapas da prova.

Com partida em Leeds, em Inglaterra, a 05 de julho, e final em Paris, a 27 de julho, a 101.ª edição será encarada por Rui Costa de forma diferente das anteriores, uma vez que o corredor da Póvoa de Varzim deverá ser o líder da equipa italiana Lampre, depois de ter trabalhado para Alejandro Valverde e Nairo Quintana na espanhola Movistar.

"Temos de pensar que vai ser um Tour complicado, duro e vou trabalhar para estar nas melhores condições no próximo. As provas a que me tenho adequado melhor são provas de uma semana, de um dia, o Tour é algo novo, algo para descobrir [enquanto chefe de fila]. Espero no próximo ano estar numa boa condição e, quem sabe, lutar pelo top-10", afirmou Rui Costa.

O ciclista português reconhece que "todos os anos" tem "subido um degrau de cada vez" e espera para o próximo ano "não estancar e poder subir novamente um degrauzinho". No entanto, sublinha que "não vai ser fácil".

"Quando menos se espera, uma etapa fácil acaba por ser complicada", sublinhou o português, acrescentando que vai dispensar agora algum tempo a analisar todos os percursos.

Rui Costa deixou uma marca na 100.ª edição da Volta a França, em 2013, ao vencer duas etapas. Com um total de três tiradas ganhas na Grande Boucle, igualou o registo de Acácio da Silva e ficou a apenas um triunfo de Joaquim Agostinho, vencedor de duas tiradas em 1969, uma em 1973 e outra em 1979.

Dois meses depois, voltou a fazer história, desta vez em Florença, Itália, onde se tornou o primeiro português a conquistar o título de campeão do mundo de ciclismo.

TYG // PA

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

"O Sérgio Conceição é um caso à parte enquanto treinador"

“Um caso à parte enquanto treinador”, “um craque” que “tem conseguido blindar tudo”, que trouxe de volta “a competitividade” caraterística do clube e que é, por isso, “a figura número um, a par do presidente”.