Empresas manterão em 2014 pagamento de subsídios em duodécimos por opção dos trabalhadores - CIP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) - O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, disse hoje que as empresas manterão em 2014 o pagamento de metade dos subsídios em duodécimos com opção do trabalhador.

António Saraiva lembrou que é defensor de "um regime único" para todos os trabalhadores, mas subscreve que seja mantida a prática de 2013, uma vez que as empresas "já se adaptaram" a este sistema.

"As empresas já absorveram este sistema. No início foi mais doloroso, porque quem processa salários compreenderá que dando opção aos trabalhadores, em que uns optam por receber outros por não receber, é uma confusão generalizada, mas tenho que reconhecer que as empresas já fizeram essa absorção de sistema informático", disse o presidente da CIP.

Na prática, no setor privado mantém-se assim o regime aplicado este ano, que dá a possibilidade aos trabalhadores de escolherem o pagamento de metade dos subsídios (de Natal e de férias) em duodécimos.

Saraiva falava à margem da reunião de Concertação Social, de onde se ausentou um pouco mais cedo, que conta com a presença dos ministros Mota Soares, António Pires de Lima e Assunção Cristas.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho esteve também na reunião de hoje para uma informação prévia aos parceiros sociais sobre o Conselho Europeu, que decorrerá na quinta e sexta-feira em Bruxelas.

No final da reunião, o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, confirmou a decisão do Governo de prorrogar o pagamento dos subsídios em duodécimos por opção do trabalhador, lembrando no entanto que defende "um regime único" para todos os trabalhadores.

ICO/SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.