Parlamento Europeu contraria cortes no emprego e inovação no orçamento da UE para 2014

| Economia
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 23 out (Lusa) - O Parlamento Europeu votou hoje o orçamento da União Europeia para 2014, pronunciando-se contra os cortes em áreas como o emprego e a inovação feitos pelo Conselho, com o qual iniciará agora conversações com vista a um acordo final.

Os eurodeputados aprovaram hoje, em Estrasburgo, França, uma proposta de orçamento de 142,6 mil milhões de euros em autorizações e de 136,1 mil milhões de euros em pagamentos para 2014, acima dos montantes propostos pelo Conselho (Estados-membros), respetivamente de 141,8 e 134,8 mil milhões de euros.

Seguindo as recomendações da comissão parlamentar dos Orçamentos, os eurodeputados aprovaram - com 480 votos a favor, 119 contra e 86 abstenções - uma proposta que contraria os cortes feitos pelo Conselho em áreas que a assembleia considera vitais para a recuperação económica, como a agenda digital, a inovação, o empreendedorismo e o emprego jovem, revertendo o corte de 629 milhões de euros e adicionando 34 milhões de euros.

Após esta votação, o Parlamento Europeu e o Conselho têm 21 dias de "conciliação" para negociarem um acordo, que, a ser alcançado nesse prazo, permitirá a votação final do orçamento da UE para 2014 na sessão plenária de novembro.

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.