Ministra das Finanças espera baixar impostos em 2015

Ministra das Finanças espera baixar impostos em 2015
| Política
Porto Canal

A ministra da Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que espera que seja possível reduzir em 2015 a carga fiscal imposta aos portugueses, admitindo que não houve condições para o fazer no próximo ano.

"Ainda não tivemos condições em 2014 para baixar a carga fiscal, esperamos que no orçamento de 2015 seja possível ter um pouco mais de folga para reduzir a carga fiscal que afeta os trabalhadores. É claramente uma ambição deste Governo reduzir a carga fiscal assim que seja possível", afirmou a governante que está hoje a ser ouvida na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

Maria Luís Albuquerque disse que o Governo "não tem condições para dizer que, no próximo ano, será possível repor as remunerações da função pública", mas garantiu que, "se houver condições para fazer essa reposição, parcial que seja, mais cedo", o Governo fará.

"Temos a convicção de que, sendo necessário fazer ajustamentos, estes são os ajustamentos que menos penalizam e economia e o futuro do país. Logo que haja condições reporemos as remunerações da função pública e dos pensionistas", garantiu.

Na proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014, o Governo estabelece um corte que oscila entre os 2,5% e os 12% para os funcionários públicos com remunerações mensais superiores a 600 euros.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".