Banca lidera quedas na bolsa a acompanhar 'vermelho' da Europa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) -- As ações dos bancos seguem hoje em forte queda nas bolsas europeias e em Portugal lideram mesmo as perdas, no dia em que o BCE deu conta dos detalhes da avaliação que vai realizar aos balanços dos bancos europeus.

Em Portugal, cerca das 12:00 (hora de Lisboa), o PSI20 seguia a perder 1,28% para 6.266,00 pontos, com 18 títulos no 'vermelho' e apenas a Portucel a subir ligeiramente, enquanto o Banif seguia inalterdao.

Os títulos do setor financeiro eram os que mais pressionavam o principal índice da bolsa portuguesa, com o BPI e o BCP a caírem mais de 3% para 1,03 e 0,10 euros por ação, respetivamente. Já o BES perdia 2,91% para 1,036 euros.

Estes três bancos e ainda a Caixa Geral de Depósitos são as quatro instituições portuguesas que vão participar na avaliação que o Banco Central Europeu (BCE) vai realizar a 130 bancos da zona euro, que começa já em novembro e termina em outubro do próximo ano.

Também na Europa, as ações dos bancos seguiam pressionadas. No índice Euro Stoxx, composto por ações de empresas da zona euro, os títulos do setor financeiro caíam mais de 2%.

O destaque ia para os bancos espanhóis Santander e BBVA a cederem mais de 3%. Já as desvalorizações do francês BNP Paribas, do alemão Deutsche Bank e do italiano UniCredit superavam os 2%.

A avaliação do BCE ao sistema bancário europeu será composta por três fases: uma análise à qualidade do balanço dos ativos dos bancos, uma análise dos principais riscos que se colocam a cada entidade (seja de liquidez, alavancagem ou financiamento) e testes de 'stress'.

O BCE não divulgou ainda os cenários de tensão a que os bancos serão sujeitos nos testes de resistência (como degradação da economia e exposição à dívida pública), mas já informou que vai exigir um rácio de capital mínimo (medido pelo Common Equity Tier 1, capital de melhor qualidade de cada banco) de 8%.

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.