Município de Esposende admite pedir estado de calamidade devido a mau tempo

| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, admitiu hoje que poderá pedir a declaração de estado de calamidade, face aos elevados prejuízos provocados pelo mau tempo registado na madrugada de terça-feira.

Segundo o autarca, que falava em conferência de imprensa, os prejuízos ascenderão a "centenas de milhares de euros", mas o levantamento ainda está a ser feito, uma vez que se registaram "dezenas e dezenas" de casos.

Depois do levantamento feito, a Câmara vai avaliar se há enquadramento legal para avançar com o pedido de declaração do estado de calamidade.

"A nossa vontade era que sim", afirmou Benjamim Pereira, sublinhando que os prejuízos ascenderão sempre a "centenas de milhares de euros" e lembrando as "dificuldades financeiras" que os municípios enfrentam.

De acordo com os dados hoje revelados, as situações mais graves registaram-se em Gemesses e Rio Tinto, onde há vias cortadas ao trânsito, devendo o restabelecimento da circulação demorar uma semana.

Inundações no Hospital da Misericórdia e no edifício do auditório municipal, a queda de um muro sobre algumas sepulturas no cemitério de Rio Tinto e danos num viaduto da A28 foram outras das situações mais graves registadas no concelho de Esposende.

Na noite de segunda para terça-feira, os Bombeiros de Esposende e de Fão receberam 51 pedidos de ajuda, a maior parte dos quais referentes a inundações.

Os Serviços Municipalizados também responderam a 94 ocorrências, relacionadas com ruturas das redes de água e saneamento.

O presidente da Câmara de Esposende alertou as populações para estarem mais atentas aos alertas lançados pela Proteção Civil, tomando medidas para porem os seus bens a salvo.

A enxurrada provocou danos graves numa moradia em Rio Tinto, onde várias pedras entraram pelo piso térreo, e várias inundações na Rua Vasco da Gama, uma das artérias mais afetadas na cidade.

Benjamim Pereira sublinhou que naquela noite a chuva foi "completamente anormal" mas acrescentou que os estragos poderiam ter sido bem maiores se não tivessem sido realizadas mais de 200 ações de limpeza nos dias anteriores.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).