Reestruturação de dívida não resolve problema nenhum afirma ministra das Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) -- A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a reestruturação da dívida pública "não resolve problema nenhum" e, em referência ao sucedido na Grécia, diz que essa estratégia piorou a situação do país.

"A reestruturação da dívida não resolve problema nenhum. Se nós analisarmos aquilo que aconteceu ao outro país que tentou restruturar a dívida, a situação melhorou ou piorou? A situação piorou", afirmou a governante durante uma audição no Parlamento onde apresenta hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2014.

A ministra, que respondia a uma intervenção do deputado do PSD Miguel Frasquilho, afirmou que Portugal ainda precisa do financiamento externo e que dizendo aos credores que pelo menos parte dessa dívida não seria paga, então certamente perderia o acesso ao financiamento.

Maria Luís Albuquerque disse ainda que as revisões acordadas com a 'troika' permitiram a Portugal conseguir fazer um ajustamento mais progressivo, reduzindo o défice orçamental para menos de 3% apenas em 2015, sem necessitar de mais financiamento ou mais condições e que isso só se conseguiu porque o Governo tem cumprido.

"O que nós conseguimos fazer foi um ajustamento do programa que não implica mais financiamento, que não implica em si mais condicionalidade, o programa acabará à mesma em junho de 2014, mas o ajustamento será mais progressivo. Foi sempre possível ao Governo acordar com os credores internacionais, nomeadamente porque estivemos sempre dispostos a cumprir", afirmou.

NM/ND// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.