Pais e alunos protestam contra atraso nas obras em escola de Vila Real de Santo António

| País
Porto Canal / Agências

Vila Real de Santo António, 23 out (Lusa) -- O atraso na entrega das obras e a falta de condições dos contentores que servem de sala de aula ou de refeitório levaram hoje 200 pais e alunos a protestarem junto à escola secundária de Vila Real de Santo António.

A escola funciona com um bloco de salas de aulas já concluído, que correspondeu à primeira fase da obra, mas os alunos continuam a ter aulas em monoblocos -- contentores - "que estão há quatro anos" a funcionar, "já apresentam sinais de degradação" e, segundo a direção do Conselho Executivo e a Associação de Pais podem causar algum acidente aos alunos.

As mesmas fontes lamentam ainda que a escola, com cerca de 900 alunos, não tenha refeitório para todos os alunos. Por concluir está também o pavilhão semicoberto e os campos exteriores, o que impede a prática de Educação Física desde o início do ano.

"A situação mantém-se e agravou-se, porque se no ano passado os contentores já não tinham condições, este ano a situação está pior, porque não é feita a manutenção. No ano passado, num dia que choveu bastante, os alunos tiveram que ser retirados dos contentores e corremos de novo esse risco se houver uma intempérie", afirmou Ernesto Ramos, da Associação de Pais, à agência Lusa.

O dirigente disse que a mais recente de conclusão da obra dá como prazo o mês de dezembro, mas os pais temem que esta seja mais uma promessa que não vá ser cumprida.

A diretora do Conselho Executivo, Cristina Silveira, disse que estas são as grandes preocupações quer de alunos, quer de pais, quer de professores, e lamentou que o problema dos contentores não seja resolvido porque a Parque Escolar se recusa a entregar parcelarmente um bloco de salas que já está pronto, alegando que "quer entregar a obra com a segunda fase toda concluída".

Cristina Silveira explicou que "da segunda fase da obra fazem parte o semicoberto da Educação Física, o refeitório e a sala de aulas" do segundo bloco, mas a Parque Escolar "diz que vai receber a segunda parte por inteiro e não faseada" e será a empresa criada para remodelar dezenas de escolas a nível nacional que tem "de explicar o que se passa".

"Estamos nos monoblocos há quatro anos e as próprias condições estão cada vez pior e, como tal, a necessidade de ocupar as salas novas era mais do que uma presunção, era uma questão de segurança para todos nós", afirmou a diretora, que pede a entrega faseada, com prioridade para o segundo bloco de sala de aulas, para evitar a ocorrência de acidentes, que "felizmente ainda não aconteceram", nos contentores.

Nos anos anteriores, a Educação Física era dada no complexo desportivo municipal, mas este ano a direção tinha indicações de que a obra seria entregue em setembro e por isso não fez o pedido à Câmara Municipal.

"Neste momento não há prática de Educação física", reconheceu.

MHC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.