Câmara de Vizela abre loja social para responder aos crescentes pedidos de ajuda

| Norte
Porto Canal / Agências

Vizela, 31 mai (Lusa) - A Câmara de Vizela abriu hoje uma loja social, para acudir "ao cada vez maior número de pessoas" que precisam de ajuda, face à atual situação de crise do país, informou o presidente da Câmara.

Dinis Costa disse à Lusa que o desemprego no concelho e naquela região do Vale do Ave deve estar "uns bons furos acima" das taxas de 16 ou 17% oficialmente anunciadas.

"É um cada vez maior número de pessoas que nos procura e a abertura desta loja social é mais uma resposta", explicou.

A loja pretende promover um apoio direcionado à população mais vulnerável em termos socioeconómicos, através da disponibilização de bens novos e/ou usados, mas em "bom" estado de conservação, doados por particulares ou empresas.

Deste modo, pretende-se disponibilizar, entre outros, roupas, calçado, brinquedos, artigos de têxtil lar, livros, material escolar e móveis.

Os beneficiários serão encaminhados de acordo com o diagnóstico efetuado pelos técnicos a intervir socialmente no concelho.

"No futuro, se se afigurar necessário, podemos ainda abrir a loja a produtos alimentares", acrescentou Dinis Costa.

O autarca salientou que, neste momento, há um "banco alimentar" no concelho, que funciona na Santa Casa da Misericórdia e que fornece cerca de 100 refeições por dia.

A loja social localiza-se no edifício-sede da Câmara Municipal, na praça do Município.

Segundo Dinis Costa, os técnicos da área social do Município passarão em breve a acompanhar de perto os utentes da loja, para se inteirarem das suas necessidades e dos seus problemas.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.