Prisão da Carregueira teve tarde agitada com agressões a guardas e colchões incendiados

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 out (Lusa) -- A prisão da Carregueira, em Sintra, foi na terça-feira palco de incidentes, iniciados com a agressão de dois reclusos a guardas e depois com a revolta de outros presos, que incendiaram os colchões, disse à Lusa fonte prisional.

De acordo com a mesma fonte, a falta de elementos de segurança na revista, à saída das visitas, pelas 16:30, fez com que dois reclusos agredissem um guarda e depois outro, "por terem sido intercetados com matéria que se suspeita ser estupefaciente".

Os detidos foram então isolados da restante população prisional e os presos com que partilham habitualmente a mesma ala colocaram os colchões fora das celas e incendiaram-nos, relatou a fonte. "Eram bastantes, aquela ala tem perto de 40 reclusos", indicou.

Os guardas controlaram o fogo e repuseram a ordem, mas três efetivos tiveram de receber assistência por inalação de fumo e vómitos.

A "tentativa de insubordinação dos reclusos" acabou por ser controlada, mas contactado pela Lusa, o Sindicato Independente dos Guardas Prisionais afirmou que situações destas só acontecem porque há "falta de meios humanos" no estabelecimento prisional, especialmente depois de ter sido alterada a escala de serviço no último mês e meio.

Questionado pela Lusa, o presidente do sindicato, Júlio Rebelo, admitiu que situações deste tipo põem em causa a segurança de todo o estabelecimento prisional.

Fonte dos Serviços Prisionais confirmou à Lusa que durante as visitas da tarde foi detetado que um recluso teria guardado droga na boca, com a conivência de outros dois presos.

No final da visita, os três "foram intercetados pelos guardas e reagiram de uma forma um pouco violenta", atestou a fonte da Direção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP).

Os detidos envolvidos na desordem serão hoje transferidos para outro estabelecimento prisional.

O caso motivou a revolta dos restantes ocupantes da Ala B do 4.º andar esquerdo, que "pegaram fogo a quatro colchões", prosseguiu a fonte da DGSP.

A mesma fonte acrescentou que cerca das 19:00 a normalidade estava reposta na prisão.

AH // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.