Cortes nos salários da Função Pública valem 1.700 milhões de euros - UTAO

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) -- O corte nos salários dos trabalhadores da Função Pública e das empresas públicas vai render ao Estado cerca de 1,7 milhões de euros, calcula a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Na proposta de Orçamento do Estado para 2014, o Governo decidiu substituir o corte aplicado nos salários dos funcionários públicos instituído em 2011, de entre 3,5% e 10%, que se aplicavam a partir dos 1.500 euros, por um corte mais alargado, de 2,5% a 12%, às remunerações mensais superiores a 600 euros.

O Governo estimou no relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2014 que esta medida tenha um impacto adicional de 643 milhões de euros, mas nunca deu o valor total da medida.

Na análise da UTAO à proposta de Orçamento, a que a agência Lusa teve acesso, os técnicos calculam que o valor total da medida ronde afinal os 1.700 milhões de euros.

"Segundo o Relatório do OE2011, o impacto estimado da redução progressiva dos salários da Administração Pública, institutos públicos e órgãos de soberania, para valores totais de remunerações acima de 1.500 euros por mês, com consequente redução de 5% nas remunerações, foi de 1.190 milhões de euros.

Segundo o OE para 2014, a alteração de política de rendimento implica um aumento de receita adicional de 643 milhões de euros. Nesse sentido, a nova política de remunerações estará avaliada em aproximadamente 1,7 mil milhões de euros", explicam os técnicos.

NM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.