Centenas de horticultores da Póvoa de Varzim com produções destruídas

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 22 out (Lusa) -- O presidente da Associação dos Horticultores da Póvoa de Varzim (Horpozim), Carlos Alberto Lino, disse hoje à Lusa que há centenas de pequenos produtores que ficaram com as culturas destruídas na sequência do mau tempo da noite passada.

"Ainda não contabilizámos [os estragos], mas estamos a falar de centenas de produtores hortícolas que estão afetados, com tudo debaixo de água, que está completamente destruído e que não vão conseguir aproveitar a mais pequena coisa", disse Carlos Alberto Lino, que lembrou que já este ano os horticultores da região haviam sido atingidos por outras intempéries.

O dirigente da Horpozim disse que estes acontecimentos vão repercutir-se nos mercados e apelou às autoridades para que sejam tomadas medidas no sentido de limpar o rio Alto, que atravessa muitos campos agrícolas e que está "cada vez mais sujo", havendo até "lugares em que o leito do rio está ao nível dos campos".

De acordo com Carlos Alberto Lino, as estufas afetadas estavam ainda cheias de produtos hortícolas como nabos, alfaces, cenouras, alhos franceses, pimentos, pepinos, tomates e feijão-verde.

A chuva intensa que caiu durante toda a noite provocou muitas inundações na via pública, em habitações e estabelecimentos comerciais por todo o distrito do Porto, registando-se uma situação grave na Trofa, com o aluimento de várias ruas.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), registou-se também muitas inundações em Lavra, com várias vias inundadas em Matosinhos e em Vila do Conde. Por todo o distrito houve ainda o registo de várias quedas de árvores.

TDI (PM) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.