Moreira promete evolução no Porto e continuidade com gestão de Rui Rio

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 22 out (Lusa) -- O novo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, revelou hoje que o novo mandato abre um "ciclo de evolução" na autarquia, onde a intenção é manter linhas "de rumo" do autarca cessante, Rui Rio, a quem expressou "gratidão".

"O mandato que hoje se inicia abre um novo ciclo político no Porto, e esse será um ciclo de evolução. Porque esse foi, e é, o nosso compromisso de honra. Vamos manter o que está bem e vamos melhorar o que for necessário. Manter o que está bem obriga-nos à maior das exigências. Melhorar o que é necessário apelará ao melhor do nosso empenho e da nossa criatividade", afirmou, no discurso de tomada de posse.

Reiterando que "as três prioridades" do mandato são a coesão social, a economia e a cultura", Moreira prometeu não se afastar "um milímetro destes três pilares" e alertou serem eles a justificação para as contas certas que defendeu ao longo da campanha.

"O rigor nas contas, a gestão cuidadosa, não são, ao contrário do que alguns pretenderam fazer crer ser minha convicção, um objetivo por si mesmo. Não. As contas rigorosas e transparentes são, isso sim, o pressuposto, a condição, para que a governação e as opções estruturantes possam ser levadas a cabo", sublinhou.

Para Moreira, "são essas as condições" para o Porto ser "uma cidade livre", porque "a coesão faz-nos mais livres, a cultura faz de nós uma cidade de liberdade e o crescimento económico liberta a sociedade".

Mantendo em comum com Rio a opção pelo rigor financeiro, o primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto destacou "como imperativo de gratidão o legado cívico e político" recebido do antecessor, o social-democrata Rui Rio que hoje cessa funções depois de 12 anos a liderar a autarquia.

"Mais do que as obras, mais até do que a exigência, o rigor e a transparência com que geriu os dinheiros públicos, Rui Rio deixa à cidade e ao país um modelo de pedagogia democrática e cívica. Soube, como muito poucos, interpretar o sentido mais fundo do interesse público e da coisa pública. E, para isso, não hesitou quando foi necessário afrontar interesses instalados que procuravam capturar, em benefício próprio, o património que é, e só pode ser, de todos", destacou Moreira.

Afirmando rever-se "nesse património imaterial que, de alguma forma, representa a marca de água" da gestão de Rio, o novo autarca prometeu conservar "essa linha de rumo".

No discurso, Moreira prometeu saber "estar à altura" do que dele "é esperado" e agradeceu a presença de "muitos amigos que, quando pouquíssimos acreditavam, sempre me apoiaram e deram o incentivo desinteressado para liderar um grande movimento da cidadania" na cidade.

"Não duvidem, tenho uma noção rigorosa e exigente sobre o que esperam de mim e sobre o movimento de esperança que, por toda a Cidade, representou a minha eleição. A mim, cabe-me cumprir, nunca desiludir e enobrecer a função de presidente da Câmara do Porto", vincou.

ACG/JAP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".