Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa não renova contratos a vários colaboradores

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 31 mai (Lusa) - O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel, confirmou hoje, à Lusa, não ter havido condições de renovar os contratos de trabalho de vários colaboradores que terminaram hoje.

Segundo fonte da administração, estão nestas condições profissionais de enfermagem e assistentes operacionais, não precisando o número concreto de colaboradores afetados.

Contudo, um funcionário do CHTS disse à Lusa que houve cerca de 40 de profissionais, 12 dos quais enfermeiros, com contratos a termo, que cumpriram hoje o seu último dia de trabalho.

"Muitos saíram a chorar, porque era o último dia", contou.

Por seu turno, a administração liderada por Carlos Vaz admitiu que, nos próximos meses, poderá haver mais funcionários que perderão os seus empregos, quando terminar os respetivos contratos a termo.

Explica também que, por imposição da tutela, extensiva a toda a administração pública, não é permitida a renovação dos contratos a termo certo, apesar de reconhecer que os colaboradores naquelas condições são necessários para o funcionamento do centro hospitalar.

O CHTS esclarece, por outro lado, que foi "atempadamente" solicitada à tutela autorização para a renovação dos contratos de trabalho, mas não houve, até hoje, respostas dos ministérios da Saúde e Finanças.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.