BE quer que Seguro "tome posição" sobre estátua ao cónego Eduardo Melo

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 31 mai (Lusa) - O BE de Braga quer que o secretário-geral do PS, António José Seguro, "tome posição" sobre a estátua a erigir ao cónego Eduardo Melo, que os bloquistas consideram um "vexame" para "todos aqueles que lutaram pela liberdade".

Hoje, em conferência de imprensa, o Bloco de Esquerda lembrou que Seguro é deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga e que "é inconcebível" que seja "pela mão do PS" que se faz esta homenagem ao religioso, a quem o BE acusou de estar ligado a vários atentados bombistas.

A maioria socialista na Câmara Municipal de Braga autorizou, com abstenção dos vereadores de direita, que seja erigida uma estátua na rotunda de Monte D'Arcos, no centro de Braga, a Eduardo Melo, que morreu em 2008.

"É inconcebível que o António José Seguro, com as responsabilidades que tem, queira fazer algum silêncio à volta desta matéria e que não tome a posição de demarcação face àquilo que nós consideramos os interesses mais ultramontanos e mesquinhos do 'mesquitismo' de Braga", afirmou o ex-deputado do Bloco, Pedro Soares.

Por isso, questiona o BE, "qual é a posição da direção nacional do PS e em particular do deputado António José Seguro, secretário-geral do PS, eleito pelo distrito de Braga como deputado sobre esta questão".

O Bloco de Esquerda considera essencial que Seguro se prenuncie "não pela estátua em si", mas sobre o que esta representa.

"Pelo vexame que seria a construção dessa estátua para todos aqueles que lutaram pela liberdade", explicitou Soares.

Segundo o ex-deputado, é "surpreendente" que esta "polémica velha" seja reacendida pelo PS, partido a quem o Bloco reconhece "uma história ligada à construção da democracia" em Portugal.

"Por isso também é inconcebível que seja pela mão do PS que esta proposta seja aprovada na câmara de Braga, até porque a própria direita, a Coligação PSD/CDS, perante esta proposta se absteve", apontou Pedro Soares.

Os bloquistas exigem, assim, que António José Seguro e a direção do PS "tomem uma posição" e não se "escondessem" atrás do silêncio.

"O BE, no limite das suas forças, tudo fará no sentido de impedir que esta estátua seja colocada num espaço público em Braga", garantiram os bloquistas.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).