Cogumelos atraem noruegueses a Mogadouro durante três dias

| Norte
Porto Canal / Agências

Mogadouro, 22 out (Lusa) - Especialistas noruegueses integram um grupo que vai ajudar a identificar, colher e confecionar "em segurança" as variadas espécies cogumelos que crescem nas matas nordestinas, durante o 15.º Encontro Micológico Transmontano, a realizar de sexta-feira a domingo em Mogadouro.

O grupo norueguês é composto por cerca de 30 especialistas da Fredrikstad Soppforening (Associação Micológica de Fredrikstad), que está a assinalar 40 anos de existência.

"O encontro micológico serve para dar a conhecer as potencialidades dos cogumelos, não só as gastronómicas, mas também as cientificas, de forma a potenciar os conhecimentos relacionados com estes fungos. Este ano haverá igualmente formas de mostrar uma nova aplicação dos cogumelos em produtos de artesanato", disse hoje à Lusa Manuel Moredo, o presidente da Associação Micológica "A Pantorra", promotora da iniciativa.

Na opinião do micólogo, a maioria dos participantes vem ao encontro não só para apanhar cogumelos comestíveis, mas também para os estudar, fotografar e conhecer as diversas espécies micológicas.

O Encontro Micológico Transmontano tem este ano como tema "Etnomicologia - Os cogumelos na tradição popular".

No que respeita ao ano micológico, Manuel Moredo é da opinião que a proliferação dos cogumelos este ano está a ser "boa" e espera-se que haja diversas espécies nesta altura do ano devidos as condições climatéricas favoráveis.

"As condições climatéricas são favoráveis, já que há humidade e calor. Temos a convicção de que vai ser um bom ano micológico. Nos próximos 15 dias a três semanas haverá cogumelos com fartura", acrescentou.

Em relação aos dias em que decorre o encontro, o micólogo prefere falar nas variedades das espécies que de podem encontrar em detrimento das quantidades.

As potencialidades gastronómicas dos cogumelos são inúmeras, sendo "muito importante" ter conhecimentos micológicos para sua a seleção das espécies comestíveis, disse ainda o especialista.

Os micólogos advertem que os cogumelos são alimentos de risco e por isso é preciso ter cuidados com as espécies que se apanham e depois de cozinham.

No campo gastronómico, decorre até sexta-feira a 5.ª semana gastronómica da micológica, onde participam diversos restaurantes do concelho de Mogadouro.

Sanchas, boletos, repolgas ou míscaros são, nesta altura do ano, dos fungos mais procurados pelos apreciadores na região do Interior Norte.

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.