CDU e PSD governam juntos terceira maior autarquia do distrito de Viana

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 22 out (Lusa) - A terceira maior autarquia do distrito de Viana do Castelo, que resultou da agregação de três freguesias e que tem mais de 23 mil eleitores, vai ser liderado por um executivo conjunto entre CDU e PSD.

A concretização deste acordo pós-eleitoral para a União das Freguesias de Viana do Castelo, naquela cidade, foi confirmada hoje à Lusa por fontes de ambos os partidos, sendo que o PSD, que foi o terceiro partido mais votado, estará representado no órgão executivo e com pelouros atribuídos.

A lista da CDU à nova autarquia, que resultou da agregação das freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, arrecadou nas eleições de 29 de setembro 4.161 votos (37,27%) e oito mandatos, contra os 3.415 (30,59%) e sete mandatos da candidatura do PS. Já a lista do PSD obteve 1.703 votos (15,26%) e três mandatos, enquanto o CDS-PP totalizou 597 votos (5,35%) e um mandato.

Neste cenário, nenhuma das forças representadas para aquele órgão obteve a maioria no executivo, o que obrigou a CDU à negociação de um acordo pós-eleitoral que resultou agora na formação de um executivo com cinco elementos daquela coligação e dois do PSD.

Além disso, a CDU vai liderar a Assembleia de Freguesia mas tendo um elemento do PSD como 1.º secretário, decorrente igualmente deste acordo.

"Contactamos todas as listas para tentar um entendimento e este foi o acordo possível para garantir a estabilidade. Cumprindo o que está previsto, vamos para trabalhar sem atritos nos próximos quatro anos", disse à Lusa José Ramos, empossado esta segunda-feira como presidente da Junta de Freguesia.

Das três freguesias que constituem este novo órgão autárquico, que resultou da reforma do território, duas eram lideradas pelo PS enquanto a terceira (Santa Maria Maior) estava nas mãos da CDU há vários mandatos.

A União das Freguesias de Viana do Castelo é a maior freguesia do distrito de Viana do Castelo mas também a terceira maior autarquia, apenas ultrapassada, em termos de população e num conjunto de dez concelhos, pelas câmaras municipais de Viana do Castelo e de Ponte de Lima.

Fruto do acordo alcançado com a CDU, o cabeça-de-lista do PSD naquela freguesia, Carlos Tavares, será um dos elementos do partido representado no executivo da Junta da cidade e já considerou este entendimento, que permitirá a "estabilidade" daquele órgão executivo, como "histórico".

"Este resultado consagra uma vitória para a nossa equipa e para o PSD", garantiu.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.