Justiça espanhola decide libertar etarra Ines Del Rio

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 22 out (Lusa) -- A justiça espanhola decidiu hoje libertar a militante do movimento separatista basco ETA Ines Del Rio, condenada a 3.828 anos de prisão por vários atentados, após uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos que ordenou a libertação.

A decisão divulgada na segunda-feira pela justiça europeia deverá obrigar a Espanha a libertar 54 militantes do grupo armado basco, cuja detenção foi prolongada com base na designada "doutrina Parot", uma polémica jurisprudência que entrou em vigor em 2006.

Os 17 juízes do tribunal da Audiência Nacional em Madrid seguiram hoje o pedido da Procuradoria espanhola que considerou que "a resolução de Estrasburgo é clara na medida a tomar para restabelecer os direitos" da militante e pede "que seja garantida a libertação de Ines Del Rio o mais rapidamente possível".

Ines Del Rio, de 55 anos, foi condenada entre 1988 e 2000 por 24 assassínios ocorridos durante atentados da ETA, como o da Praça da República Dominicana em Madrid, em que morreram 12 agentes da Guarda Civil, a 14 de julho de 1986. Com a aplicação da "doutrina Parot" só seria libertada em 2017.

Detida numa prisão da Corunha, na Galiza (noroeste de Espanha), Ines Del Rio deve ser libertada ainda hoje.

PAL // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.