Ambientalistas avançam com nova queixa na UNESCO contra barragem do Tua

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 31 mai (Lusa) -- Várias associações e movimentos ambientalistas anunciaram hoje que vão avançar com uma nova queixa junto da UNESCO contra os alegados impactos negativos da barragem de Foz Tua no Douro Património da Humanidade.

Esta é apresentada como a primeira ação da nova Plataforma Salva o Tua - Associação de Defesa do Ambiente, fundada hoje por nove associações ambientais e por uma quinta de produção vinícola da região.

A plataforma entende que a recente decisão da UNESCO, que considerou a barragem compatível com o estatuto do Douro Património da Humanidade e permite o avanço das obras contempla "insignificantes medidas de minimização e compensação dos impactes negativos".

A Plataforma Salvar o Tua "enviou a todos os membros do Comité do Património Mundial da UNESCO um relatório que demonstra a incompatibilidade da construção da barragem de Foz-Tua com os valores protegidos, na sequência da classificação do Alto Douro Vinhateiro -- Património Mundial", refere, em comunicado.

Os subscritores da queixa frisam que "visa alertar para a necessidade de alteração da proposta de decisão final do Comité do Património Mundial da UNESCO, a ter lugar no Camboja entre 16 a 27 de Junho, no sentido de recomendar a suspensão completa das obras de construção da barragem, sob pena de a classificação do alto Douro Vinhateiro como Património Mundial deixar de fazer sentido".

A barragem de Foz Tua tem sido objeto de contestação de associações ambientalistas e movimentos regionais de defesa do vale e da Linha do Tua, entretanto desativada.

Os opositores do empreendimento em construção há dois anos, em Trás-os-Montes, alegam que a barragem vai também afetar o Douro Vinhateiro, Património da Humanidade e pretendem que a entidade internacional responsável pela classificação, a Unesco, ajude a travar a obra.

A barragem, concessionada à EDP, começou a ser construída há dois anos e os trabalhos sofreram um abrandamento durante o período em que a Unesco esteve a analisar uma anterior queixa apresentada pelo Partido Ecologista "Os Verdes".

A conclusão da obra foi adiada um ano, estando agora prevista para 2016.

A Plataforma Salvar o Tua é constituída pela GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), Liga para a Proteção da Natureza, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), Coordenadora de Afetados pelas Grandes Barragens e Transvazes, Associação dos Amigos do Vale do Tua, ALDEIA (Ação, Liberdade, Desenvolvimento, Educação, Investigação, Ambiente), FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens) GAIA (Gripo de Ação e Intervenção Ambiental) e Quinta das Murças.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.