Populares tentam impedir posse em freguesia de Felgueiras

| Política
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 21 out (Lusa) -- Dezenas de pessoas concentraram-se hoje à noite à porta da sede da Junta de Caramos, Felgueiras, impedindo, durante mais de uma hora, a posse dos órgãos autárquicos e levando à intervenção da GNR, constatou a Lusa no local.

A porta principal do edifício, que tinha sido fechada a cadeado ao princípio da noite, foi aberta pelos militares, o que permitiu a entrada dos eleitos.

Os populares protestavam contra o facto de a instalação dos órgãos da União de Freguesias de Maceira da Lixa e Caramos, eleitos no dia 29 de setembro, ter sido marcada para Caramos pelo presidente eleito, o socialista Marco Silva, atual autarca de Macieira da Lixa.

"Ele [Marco Silva] veio cá fazer esta cena só para provocação"", disse à Lusa Maria Rosalina Pinto, uma das manifestantes.

Nas eleições, somados os votos das duas freguesias, o PS ganhou com 24 votos de vantagem sobre o PSD, que era liderado pelo presidente da Junta de Caramos.

No escrutínio verificou-se que o PS ganhou com grande vantagem em Maceira da Lixa e o PSD em Caramos. No apuramento final da União de Freguesias, registou-se uma ligeira vantagem dos socialistas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente eleito lamentou a situação desta noite.

"É uma situação muito desagradável e muito constrangedora. Não estava à espera desta reação", afirmou, atribuindo os protestos ao facto de "as pessoas não estarem contentes com a agregação".

Maria Rosalina Silva, a porta-voz dos protestantes, disse que a população nada tem contra o presidente, mas está contra a posse ser realizada em Caramos.

"A posse devia ser em Macieira da Lixa, porque ele é presidente da junta de Macieira. As pessoas não aceitam", frisou.

À Lusa afirmou ainda desconhecer quem colocou o cadeado na porta da sede da junta.

O presidente da Junta de Caramos, Filipe Cunha (PSD), presente no local, não quis prestar declarações.

APM // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".