Ricardo Rio toma posse e aponta área económica como prioridade para Braga

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 21 out (Lusa) - O novo presidente da Câmara Municipal de Braga prometeu hoje "cumprir escrupulosamente" o programa como qual foi eleito garantindo que será um "interlocutor sempre disponível" e apontou a área económica como prioritária para os próximos quatro anos.

Ricardo Rio, que tomou hoje posse como sucessor de Mesquita Machado, ausente da cerimónia, apontou que terá os próximos 100 dias para "mostrar ao que vem" e quatro anos para "mostrar o que vale".

A cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos de Braga ficou marcada pela eleição da presidência da Assembleia Municipal que será liderada pela candidata da coligação Juntos por Braga, Hortense Santos, a primeira mulher a ocupar o cargo.

"É com grande responsabilidade que assumimos esta função. Todos, sem exceção, terão na Câmara Municipal de Braga e em mim um interlocutor sempre disponível", referiu Ricardo Rio.

Assumindo a área económica como "prioritária", Ricardo Rio recordou as promessas efetuadas durante a campanha eleitoral, garantindo que as irá cumprir, anunciando que "já na próxima reunião de câmara será votada a anulação do alargamento do estacionamento pago em algumas ruas da cidade".

Outra garantia de Ricardo Rio foi a de "avançar com a anulação da expropriação dos terrenos anexos à Casa das Convertidas", para onde está projetada a construção de uma Pousada da Juventude.

"Com uma gestão séria, rigorosa e transparente vamos cumprir escrupulosamente o programa com que nos candidatamos. É conhecido e esta é altura de o fazer cumprir", afirmou.

O autarca adiantou: "Não vamos fazer em 100 dias, nem mesmo em quatro anos, aquilo que não se fez ao longo dos últimos 37. Mas temos 100 dia para mostrar ao que vimos e quatro anos para mostrar o que valemos", referiu.

Do lado da oposição, o candidato socialista derrotado nas eleições de 29 de setembro, Vítor Sousa, prometeu uma oposição "séria".

"Vou pugnar para que de forma construtiva sejam validadas as propostas que mereceram os votos dos bracarenses", explicou.

Já a nova presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos, eleita durante a cerimónia desta tarde com 43 votos favoráveis num total de 75 possíveis, prometeu aproximar aquele órgão à população.

"Tudo faremos para dignificar esta Assembleia promovendo o debate democrático e a participação ativa dos cidadãos. Tudo faremos para que se afirme como espaço de debate para ouvir os bracarenses e como espaço privilegiado para os presidentes de junta terem melhor e maior intervenção", apontou.

O novo executivo bracarense é composto por quatro vereadores do PS, seis da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM) e um vereador da CDU.

O dia de hoje marcou, assim, o fim de 37 anos de gestão socialista na autarquia de Braga, pelas mãos de Mesquita Machado que optou por não estar presente na tomada de posse do seu sucessor.

JYCR // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.