FMI adverte para efeitos negativos do 'Brexit' na economia alemã

FMI adverte para efeitos negativos do 'Brexit' na economia alemã
| Mundo
Porto Canal

A saída do Reino Unido da União Europeia poderia afetar negativamente a economia alemã e poderia obrigar a uma revisão em baixa do Produto Interno Bruto da "locomotiva europeia", advertiu, na quarta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na apresentação do relatório sobre a economia alemã, a chefe da missão ao país, Enrica Detragiache, assegura que "as mudanças entre as duas maiores economias europeias não vão passar despercebidas".

Enrica Detragiache afirmou que o FMI pondera uma revisão em baixa das previsões de crescimento da Alemanha que, para este ano, se situa em 1,7%, segundo os cálculos do FMI.

A instituição considera que a Alemanha, a maior economia da União Europeia, a par com o Reino Unido, vai ver o crescimento abrandar para 1,5% em 2017, apesar de estas previsões não terem ainda em conta a saída do Reino Unido do bloco, após a vitória, no referendo de 23 de junho, do chamado "Brexit".

"O ritmo de crescimento manteve-se estável graças à forte procura interna, que compensou a debilidade da procura externa", indica o relatório anual do FMI.

A Alemanha conseguiu manter a inflação em torno de 1% e promover um consumo apoiado na força do mercado laboral, os baixos preços da energia e um aumento do crédito, refere.

Contudo, a incerteza gerada pelo resultado do referendo no Reino Unido pode afetar as previsões positivas, enquanto "o envelhecimento da população e o influxo de refugiados são desafios a ter em conta", alerta o FMI.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.