Paulo Fonseca sacode pressão e considera partida com Zenit "somente importante"

Paulo Fonseca sacode pressão e considera partida com Zenit "somente importante"
| FC Porto
Porto Canal

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, considera "somente importante" o jogo com os russos do Zenit, da terceira ronda do Grupo G da Liga dos Campeões de futebol, que se disputa terça-feira no Estádio do Dragão (19:45).

O técnico portista refuta o caráter decisivo que possa ser atribuído ao desfecho do encontro com a equipa em que milita o ex-portista Hulk, também "matéria" muito em foco na conferência de Imprensa de hoje.

"Importante, somente isso", disse Paulo Fonseca, quando confrontado com os vários resultados possíveis, admitindo que, "em caso de vitória, o FC Porto ficará em posição privilegiada" para a qualificação para os quartos-de-final, já que o campeão nacional é segundo classificado com três pontos, menos três do que o Atlético de Madrid, e o Zenit segue em terceiro, a par do Áustria de Viena, ambos com um.

Porém, o treinador sublinha que "ainda todas as equipas têm hipótese de apuramento, pois toda a gente fala em três equipas para esse objetivo, mas a verdade é que o Áustria de Viena também já pontuou".

Quanto ao regresso de Hulk ao "dragão", envergando as cores da equipa de São Petersburgo, Paulo Fonseca foi sucinto: "É um jogador com um passado bonito no FC Porto, mas será um adversário. Seja ele, seja qualquer outro jogador que jogue contra nós, nada influencia a nossa ambição, que é vencer todos os jogos".

O técnico deu a entender que a equipa não está sob stress, nem sequer por ter pela frente um jogo importante da Liga dos Campeões na mesma semana em que recebe o Sporting para o campeonato nacional: "Eu prefiro chamar ambição".

O facto de a equipa ter trabalhado sem alguns dos seus principais futebolistas, ao serviço das seleções nacionais, não terá sido grande problema, segundo o treinador portista: "Foram duas semanas proveitosas. Toda os jogadores da defesa e do meio-campo estiveram connosco e conseguimos evoluir a muitos níveis".

Questionado pelos jornalistas russos sobre a ausência prolongada de Marat Izmailov, Paulo Fonseca acrescentou à já anunciada "autorização para tratar de assuntos pessoais" a esperança de que "volte o mais depressa possível".

"Tem o nosso apoio, demore o tempo que for necessário. Estamos do lado dele, nestas questões pessoais. Não há data prevista para o regresso", concluiu.

Também presente na antevisão do encontro contra os russos, o "capitão" Lucho González admitiu ser "muito especial defrontar Hulk, um amigo que vai ser bem recebido no estádio, mas que será um rival".

Na sua apreciação ao Zenit, o argentino considerar tratar-se de "uma grande equipa, que luta todos os anos pelo título da Rússia e que tem vasta experiência na Liga dos Campeões, com jogadores de nível de seleção, como Hulk, Danny e Arshavin, que a qualquer momento podem desequilibrar uma partida".

Afirmou ainda que "O FC Porto tem a obrigação de ganhar, porque joga em casa", e que "qualquer desfecho não define nada, pois ficarão a faltar alguns jogos".

Recordou também a partida com o Atlético de Madrid, que os portistas perderam por 2-1, em casa, "graças a dois erros, e não por qualquer problema físico, como foi dito por alguns".

"Temos a consciência de que defrontámos um dos líderes do campeonato espanhol e que sofremos dois golos com dois erros e isso pagam-se caro nesta competição", concluiu.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.