Brexit: Vodafone pode retirar sede da empresa de Londres

Brexit: Vodafone pode retirar sede da empresa de Londres
| Economia
Porto Canal (DYM)

A Vodafone informou, esta quarta-feira, que pode deslocar a sua sede de Londres dependendo do resultado das negociações entre a União Europeia e o Reino Unido sobre a sua saída da Europa.

A Vodafone que é o segundo maior operador de telecomunicações mundial, deixa a decisão pendente e a depender do resultado das negociações entre o Reino Unido e a União Económica,, sobretudo do facto da empresa manter o "acesso à liberdade de movimento de pessoas, bens e capitais". Só depois disso, acrescenta será retirada uma conclusão "definitiva sobre o lugar da sua sede", disse a empresa em comunicado, citado pela Bloomberg.

A Vodafone emprega 13 mil pessoas no Reino Unido e é uma das empresas mais importantes cotadas no índice FTSE-100 da bolsa de Londres.

No último ano fiscal, 55% dos lucros da Vodafone são provenientes das suas operações europeias. A empresa já começou a apresentar os seus resultados em euros deixando para trás as libras esterlinas.

A Vodafone considera ainda que o espaço comunitário é “parte integral das operações de qualquer negócio pan-europeu”. E acrescentou: “não é claro neste momento quantos de estes atributos positivos se irão manter quando o processo de saída do Reino Unido da União Europeia estiver concluído”.

A advertência da Vodafone aparece depois do Reino Unido ter decidido pela saída da União Europeia no referendo celebrado na passada quinta-feira.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.